SAÚDE

Policlínica Codajás atualiza cuidados com a Segurança do Paciente

Simpósio destacou técnicas de segurança para serem executadas com pacientes em unidades de saúde

A Policlínica Codajás, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou o 2º Simpósio de Segurança do Paciente do Amazonas, ontem (28/09), com o objetivo de ensinar e atualizar técnicas de segurança para serem executadas pelos profissionais da saúde com pacientes em unidades de saúde.

Em sua segunda edição, o simpósio contou com 150 profissionais inscritos e teve como o tema ‘Envolvendo os pacientes, para a segurança do paciente’.

Para o diretor geral da Policlínica Codajás, Ráiner Figueiredo, o evento de treinamento melhora significativamente a vida do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Com todos treinados, exercendo esses cuidados e ensinando aos pacientes seus direitos e deveres conseguimos entregar um SUS mais humanizado, evitando contaminações, prevenindo acidentes e todo esse suporte especial só agrega mais valor a vida humana “, enfatizou o diretor.

De acordo com a organizadora do evento, a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente da Policlínica Codajás, Andrea Procópio, o evento homenageia o Dia Mundial da Segurança do Paciente, em 17 de setembro.

“Em 2003, iniciou-se todos os protocolos e saiu a lei para instituição dos núcleos de segurança do paciente. Nossas ações são voltadas devido a este motivo”, disse a enfermeira.

Sobre o simpósio

A importância de inserir a cultura aos cuidados com a segurança do paciente é um dos principais focos do evento, que ensinou aos profissionais de saúde como envolver o paciente na própria segurança dele, quais são os seus direitos, seus deveres, o que é um evento adverso, quais são os desafios do cuidado e do não cuidado e os desafios da Segurança do Paciente nesses 10 anos no Brasil.

Entre os palestrantes e temas, os especialistas em saúde tiveram a oportunidade de ouvir a enfermeira Evelyn Campelo, da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), com o tema – ‘O que é segurança do paciente e evento adverso’.

A coordenadora do Núcleo de Segurança do Hospital e Pronto Socorro da Zona Sul, Cássia Pantoja, apresentou o tema ‘Segurança do Paciente nos 10 anos no Brasil’. A psicóloga da Policlínica Codajás, Tricia Avilar, ensinou sobre os aspectos psicológicos na qualidade do cuidado.

Fonte: SES-AM

Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

OMS analisa relatos de vírus da varíola dos macacos no sêmen

Paulo Apurina

Prefeitura de Manaus conclui curso de qualificação de ACSs que atuam na zona Sul para aprimorar ações de saúde

Jamil Maciel

Prefeitura de Manaus promove exposição de projetos de Iniciação Científica do Amazonas

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights