AMAZONAS INFRAESTRUTURA MANAUS POLÍTICA

4ª Conferência Municipal das Cidades encerra com propostas aprovadas e eleição de delegados para etapa estadual

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), encerrou na noite deste sábado, 21/6, a 4ª Conferência Municipal das Cidades. O evento foi marcado pela aprovação das propostas construídas coletivamente nos três eixos temáticos e pela escolha dos delegados que representarão Manaus na Conferência Estadual, prevista para ocorrer até o final de agosto.

Durante dois dias, representantes do poder público, movimentos sociais, entidades civis, conselhos profissionais, acadêmicos e população em geral debateram os principais desafios e soluções para o desenvolvimento urbano, a política habitacional e a construção de cidades mais justas, inclusivas e sustentáveis.

>> Siga o canal do AM PIX no WhatsApp

Os temas discutidos foram distribuídos em três eixos: Articulação entre os principais setores urbanos e o planejamento das políticas públicas; Gestão estratégica e financiamento e Grandes temas transversais, que envolvem questões ambientais, sociais, territoriais e econômicas.

21.06.25 - 4ª Conferência Municipal das Cidades

O secretário municipal de Habitação e Assuntos Fundiários, Jesus Alves, destacou que a conferência reafirma o compromisso da gestão municipal em ouvir a sociedade para a construção de políticas públicas mais eficazes e democráticas.

“Nós saímos daqui mais fortalecidos. As propostas aprovadas nas salas temáticas são fruto do diálogo, da escuta e do comprometimento de cada participante. É assim que se constroem políticas públicas: de forma participativa, olhando para as necessidades reais da cidade e da sua gente”, afirmou.

Representando os povos originários, a coordenadora da Comissão de Terra e Moradia da Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno (Copemi), Marcelly Munduruku, reforçou a importância da participação dos povos indígenas na definição das políticas urbanas.

“A nossa presença aqui não é apenas simbólica. Somos parte da cidade e precisamos estar incluídos nas discussões sobre moradia, regularização fundiária, meio ambiente e desenvolvimento urbano. É fundamental que as políticas públicas considerem nossas especificidades, nossas lutas e nossos direitos enquanto povos originários que vivem na cidade”, pontuou.

Com o encerramento da etapa municipal, as propostas aprovadas serão sistematizadas e encaminhadas para a etapa estadual, onde seguirão contribuindo com a formulação de diretrizes para a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.

— — —

Texto – Leonardo Fierro / Semhaf

Fotos – João Viana / Semcom

Postagens relacionadas

Assembleia Legislativa do Amazonas promove Roda de Conversa sobre saúde mental aos servidores

Paulo Apurina

Aniversário de 13 anos de criação marca encerramento do ano letivo da Escola de Contas do TCE-AM

Vilhena

TCE-AM realiza abertura do ano letivo da ECP e celebra Dia do Ouvidor

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights