AMAZONAS

Assembleia Legislativa do Amazonas aprovou leis voltadas para o esporte


Os deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) reforçaram seu compromisso com o desenvolvimento do esporte e profissionais desta área no ano de 2021, e aprovaram leis voltadas ao desenvolvimento do setor.

Os parlamentares entendem que o esporte possuiu uma importância na sociedade, além dos benefícios físicos, possuindo o potencial de socialização e inclusão do indivíduo. Sem falar no aspecto econômico, pois é um gerador de postos de emprego e renda.

E no ano em que a pandemia da Covid-19 impôs medidas de isolamento social, os profissionais dessa área ficaram sem poder exercer seu trabalho. Para tentar amenizar as dificuldades, foi aprovada a Lei nº 5.444/2021, instituindo o auxílio emergencial ao esporte. A matéria foi enviada pelo Poder Executivo, e foi o apoiada pelo Parlamento, que buscou aprovar a medida com agilidade. Foi aprovado o auxílio no valor total de R$ 600 para os profissionais da educação física e atletas amazonenses.

Seguindo a ideia do esporte como um caminho para o bem-estar físico e social, a Casa Legislativa aprovou a Lei nº 5.467/2021, de autoria do deputado Sinésio Campos (PT), instituindo a Semana Estadual do Ciclismo, a ser realizada anualmente na segunda quinzena de agosto, em razão do dia 19 do referido mês ser o dia nacional do ciclista. A lei objetiva estimular a prática da modalidade como atividade esportiva e meio de transporte sustentável.

O aspecto cultural do esporte também foi valorizado com a aprovação da Lei nº 5.469/2021, que reconhece, no âmbito estadual, a capoeira como modalidade esportiva. A lei teve autoria do presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (PV), com o objetivo de reconhecer o inegável valor histórico-cultural da modalidade, mas também os aspetos de técnicas marciais e esportivas.

Terceira Idade

A Lei nº 5.508/2021, do deputado Felipe Souza (Patriota), aprovada pela Aleam em 2021, instituiu os Jogos Abertos da Terceira Idade no Amazonas. A propositura tem como finalidade estimular a participação em atividades esportivas e recreativas dos idosos, para ampliar as perspectivas de uma qualidade de vida, contribuindo ainda para proporcionar novas formas de convívio social e troca de experiências entre os idosos e demais gerações.

Via Dircom Aleam


Postagens relacionadas

Keitton Pinheiro entrega kits escolares e inaugura sistema de reconhecimento facial em mais uma escola da rede municipal de Coari

Vilhena

Prefeitura de Manaus libera novos lotes para beneficiários do programa Leite do Meu Filho

Paulo Apurina

Sine Manaus oferta 235 vagas de emprego nesta sexta-feira, 26/7

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights