BRASIL SAÚDE

GOVERNO FEDERAL ANUNCIA VACINA CONTRA A COVID-19 100% PRODUZIDA NO BRASIL

Já te contaram que o Brasil terá a primeira vacina contra a Covid-19 integralmente fabricada no país? 

#NósTeContamos que em apenas oito meses o Governo Federal se tornou autossuficiente na produção do imunizante. Nesse período, o Brasil conseguiu finalizar o registro do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), matéria-prima usada na confecção das vacinas e que, até o momento, era importada.  

Para obter a aprovação do IFA 100% brasileiro foram realizados diversos estudos de comparabilidade, analisando se a vacina teria o mesmo desempenho que a desenvolvida no exterior.  

E, nesse tempo recorde (8 meses), ficou comprovado que o insumo mantém a mesma eficácia do produto importado. A previsão é que as primeiras doses comecem a ser entregues, ao Governo Federal, em fevereiro de 2022. 

PROTEÇÃO: Brasil terá primeira vacina Covid-19 100% nacional

Após aprovação da Anvisa, imunizante da Fiocruz terá todas as etapas produzidas no país com o IFA nacional

Amaior campanha de vacinação da história do país chega a mais um marco inédito que beneficiará milhões de brasileiros em 2022. Nesta sexta-feira (7), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do insumo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ou seja, o Brasil terá sua primeira vacina 100% nacional. Todas as etapas de produção do imunizante ocorrerão com o Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) nacional.

O IFA é a matéria-prima usada para confecção das vacinas e, até o momento, era importado. Em janeiro do ano passado, a vacina de Oxford, produzida em parceria pela Astrazeneca e Fiocruz, foi aprovada para uso emergencial, obtendo registro definitivo dois meses depois. Desde então, passou a ser um dos principais imunizantes do país utilizados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, no enfrentamento à pandemia. Até agora, quase 120 milhões de doses da Astrazeneca já foram distribuídas para todo o país.

Para aprovar o IFA 100% brasileiro, a agência realizou diversos estudos de comparabilidade, analisando se a vacina teria o mesmo desempenho que a desenvolvida no exterior. Como resultado, os estudos comprovaram que o insumo mantém o mesma eficácia do produto importado. Desde maio de 2020, a Fiocruz vem produzindo diversos lotes testes que foram submetidos às análises da Anvisa, que já havia feito a Certificação de Boas Práticas de Fabricação do novo insumo, o que garante que a linha de produção cumpre com todos os requisitos necessários para a garantia da qualidade do IFA.

Com isso, foi concluída a transferência de tecnologia feita pela Fiocruz que teve início ainda em 2021. A resolução que autoriza produção da vacina 100% nacional está disponível na versão de hoje do Diário Oficial da União (DOU)

VACINAÇÃO GARANTIDA

Nessa quinta-feira (6), o Ministério da Saúde garantiu a continuidade da vacinação contra Covid-19, com distribuição de mais 7,8 milhões de vacinas para todas as regiões do país na primeira entrega do ano. Nesta primeira remessa, 7,6 milhões de doses da Pfizer/BioNTech e mais de 151 mil vacinas Astrazeneca/Fiocruz serão direcionadas para aplicação de doses de reforço e segundas doses na população-alvo.

O esquema elaborado pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 tem como objetivo que todas as unidades da Federação completem os esquemas vacinais ao mesmo tempo, incluindo as doses adicionais e as doses de reforço. Saiba mais: Na primeira distribuição do ano, Ministério da Saúde envia 7,8 milhões de vacinas Covid-19 para todas as regiões do Brasil

A campanha de vacinação segue em ritmo acelerado. A primeira dose já chegou para mais de 161,5 milhões de brasileiros. Até agora, mais de 144 milhões já completaram o ciclo vacinal.

Via Secom do Mcom

Postagens relacionadas

Beneficiários com NIS de final 4 recebem novo Bolsa Família

Paulo Apurina

‘Estou muito feliz’, diz cacique transexual sobre transição de gênero em aldeia de MT

Paulo Apurina

Prefeitura de Manaus promove ação de saúde para trabalhadores da construção civil em obra na Ponta Negra

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights