SAÚDE

Senacon notifica empresas sobre alta de preços de testes de covid-19

Órgãos de defesa do consumidor verificaram os preços em lojas

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) notificou 14 empresas suspeitas de aumento de preços de testes de covid-19. A notificação foi tomada após ações de fiscalização de órgãos de proteção e defesa do consumidor estaduais e municipais verificarem aumento dos preços em lojas.

As empresas notificadas são farmácias, laboratórios e associações. Elas têm sete dias para explicar à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao MJSP, o aumento dos preços dos testes.

A Senacon questionou sobre a demanda média dos últimos meses, o preço médio praticado nesses meses, os motivos para o aumento do preço, caso tenha ocorrido, e as dificuldades para obtenção de insumos. O governo quer entender as diferenças de preços e verificar possível violação à legislação de proteção ao consumidor.

“Embora os fornecedores tenham autonomia e liberdade para alterar os preços cobrados pelos seus produtos e serviços, e o sistema econômico brasileiro seja baseado na livre iniciativa, o Código de Defesa do Consumidor busca defender os consumidores de eventuais aumentos exagerados de preços. Para isso, é necessário analisar caso a caso, principalmente, em situações de excepcional vulnerabilidade do consumidor, como nessa situação de pandemia”, explicou o ministério, em nota.

Fonte: Agencia Brasil

Foto: Breno Esaki

Postagens relacionadas

Vacinas: esclarecimentos sobre doses adicionais ou de reforço

amazonaspix@gmail.com

Prefeitura de Manaus deve emitir autorização à Fametro para fazer mapeamento de danos na Santa Casa de Misericórdia

Jamil Maciel

Prefeitura de Manaus reforça que Centro de Testagem do Vasco Vasques inicia atendimento na quarta-feira, 19/1

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights