SAÚDE

Prefeitura de Manaus realiza webconferência para fortalecer ações da saúde do trabalhador

A “Saúde do Trabalhador na Prevenção, Promoção e Recuperação” será o tema abordado na edição desta quarta-feira, 13/7, do Diálogos na Atenção Primária à Saúde (APS), promovido pela Prefeitura de Manaus. A webconferência busca fortalecer as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), além da capacitação constante dos servidores.

A transmissão começa às 14h, no canal do YouTube da secretaria, por meio do link bit.ly/dialogosap16. O público em geral também pode participar da atividade, inclusive enviando perguntas pelo chat. Os palestrantes serão o chefe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Semsa, Jean Maximynno, a médica Luiza Ane Sicsu Carneiro da Cunha e a enfermeira Rejane Maria Oliveira Cortez, ambas técnicas do Cerest/Semsa.

“A vigilância em saúde do trabalhador é o conjunto de ações que visam promoção da saúde, prevenção da morbimortalidade (doenças que levam à morte em determinados públicos), e redução de riscos e vulnerabilidades na população trabalhadora. Nós trabalhamos para investigar e intervir na relação do processo de trabalho com a saúde”, disse Jean Maximynno.

De acordo com Jean, a webconferência também faz parte das ações relacionadas ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, celebrado em 27 de julho. Uma medida fundamental para combater o problema é a notificação de acidentes e doenças do trabalho, que deve ser realizada de forma adequada no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

“Nós vamos reforçar junto aos profissionais da ponta a importância de realizar a notificação no Sinan, para que possamos ter conhecimento sobre quais problemas estão afetando os trabalhadores e quais são os mais graves e recorrentes. Assim, iremos realizar um monitoramento de mais qualidade para desenvolver e dar início ao processo de intervenção”, explicou a médica Luiza Ane Sicsu.

A notificação compulsória se dá nos seguintes casos: acidente com exposição a material biológico relacionado ao trabalho; acidente de trabalho com mutilações; acidente de trabalho em crianças e adolescentes; acidente de trabalho fatal; câncer relacionado ao trabalho; dermatoses ocupacionais; Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (Dort) ou Lesões por Esforços Repetitivos (LER); pneumoconioses relacionadas ao trabalho; Perda Auditiva Induzida Por Ruído (Pair); transtornos mentais relacionados ao trabalho; e intoxicação exógena (por substâncias químicas, incluindo agrotóxicos, gases tóxicos e metais pesados).

Apoio

O Cerest Regional Manaus desempenha função de suporte técnico, de educação continuada, de coordenação de projetos de assistência, promoção e vigilância à saúde dos trabalhadores no estado. O Cerest foi instituído pela portaria do Ministério da Saúde nº1.679/2002, implantado pela portaria SAS/MS nº 653/2006 e faz parte da Semsa desde 14 de fevereiro de 2008.

Fonte: Semsa

Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

No Dia Nacional do Teste do Pezinho, prefeitura de Manaus reforça importância do exame

Jamil Maciel

Prefeitura de Manaus informa locais de atendimento das Unidades Móveis de Saúde da Mulher

Paulo Apurina

Em comemoração aos 20 anos como Fundação, FHAJ divulga balanço de 6 mil cirurgias em nove meses no ano 2023

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights