AMAZONAS MANAUS

Assembleia Legislativa reforça compromisso com a alfabetização

Com o objetivo de chamar atenção à importância da alfabetização no desenvolvimento social e econômico da sociedade, o Dia Nacional da Alfabetização, celebrado em 14 de novembro, foi instituído em 1966. Buscando contribuir para a diminuição do analfabetismo a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) possui Projetos de Lei (PLs) e matérias voltadas ao tema.

O  analfabetismo é a incapacidade que uma pessoa tem de ler e compreender textos simples. Partindo desde princípio, a Lei nº 4.391/2016, de autoria do deputado Abdala Fraxe (Avante), estimula convênio entre o governo estadual e as empresas do setor da construção civil para incentivar a alfabetização entre os trabalhadores da construção civil. “O objetivo da lei é fazer com que as empresas adaptem o planejamento de suas atividades de acordo com suas demandas, além de estimular o Poder Executivo a realizar convênios visando alfabetização de adultos”, explica o deputado.

Tramita na Casa Legislativa o PL nº 206/2019, do deputado Saullo Vianna (União Brasil), que assegura a alfabetização em braille e o ensino da linguagem de libras nas instituições de ensino do Amazonas. “O objetivo dessa propositura é assegurar a promoção social das pessoas com deficiência nos estados, para que o Amazonas possa, de fato alfabetizar crianças com deficiência”, disse o autor da propositura.

A Lei nº 3.665/2011, apresentada pelo então deputado Arthur Bisneto, institui a Semana de Alfabetização e Conscientização Ambiental nas escolas públicas amazonenses. 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, 5,8% da população com 15 anos ou mais do Amazonas é analfabeta. Esse quadro pode ter sido agravado em razão das perdas escolares causadas pela pandemia da Covid-19. O alerta é da deputada Therezinha Ruiz (PL), presidente da Comissão de Educação da Aleam, que chama atenção ao fato de que o isolamento social e suspensão das aulas presenciais, abriram uma lacuna na educação das crianças em idade de alfabetização. 

“Precisamos de um planejamento para recuperar o que foi perdido e, quem sabe, assim, poderemos minimizar os impactos causados no ensino”, disse a parlamentar, reforçando a importância das matérias legislativas voltadas para a educação.

Postagens relacionadas

Wilson Lima e ministro Paulo Teixeira assinam acordo de cooperação para ampliar regularização fundiária no Amazonas

Jamil Maciel

Cadastro na Suframa oferece vantagens ao MEI

Paulo Apurina

Governo do Amazonas beneficia colônia de pescadores de Maués

amazonaspix@gmail.com
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights