SAÚDE

Mais 50 pacientes recebem alta no Programa +RespirAR, nesta sexta-feira

Programa do Governo do Amazonas é referência internacional no tratamento pós-Covid-19

O Programa +RespirAR concedeu alta a 50 pacientes recuperados das sequelas da Covid-19, nesta sexta-feira (16/12), no Centro de Convivência Estadual do Idoso (Ceci) Aparecida, na zona sul de Manaus, um dos núcleos da atividade. O programa do Governo do Amazonas é coordenado por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), e já realizou mais de 187 mil atendimentos, com mais de 30 mil recuperados.

A entrega de certificados fez parte do encerramento das atividades no núcleo, em uma manhã de integração entre professores, alunos e seus familiares. Recuperada da covid-19, Alcinira Martins, de 82 anos, destacou que sua autoestima melhorou depois do processo de reabilitação. “Antes eu me sentia triste e não tinha nem ânimo para sair de casa, com as atividades e colegas, tudo mudou. Agora, minha alegria é ver minha evolução por meio do tratamento”, destacou.

“O RespirAR é um divisor de águas para a sociedade e vem transformando a vida de milhares de pessoas. Sabemos da responsabilidade que temos com a população amazonense. Ver os pacientes recebendo seus certificados e readquirindo qualidade de vida, isso nos motiva para continuar o nosso trabalho”, destacou Jorge Oliveira, diretor-presidente da Faar.

Matilde Santos, 67, que precisou enfrentar as consequências de ter contraído o vírus, agradece ao +RespirAr por ter lhe proporcionado a oportunidade de uma vida nova. “Fiquei muito debilitada por causa da doença, sentia falta de ar, dores na coluna e dificuldade para andar. Hoje estou bem recuperada, caminho sozinha e firme sem precisar de apoio, me sinto satisfeita por ter conhecido profissionais incríveis”, comentou Matilde, que participa do programa no Ceci Aparecida.

Unidades

O RespirAR conta com 10 núcleos de atendimentos espalhados pela capital amazonense, entre eles as Policlínicas Antônio Aleixo, Codajás e João dos Santos Braga e os Centros de Atenção ao Idoso (Caimis) Ada Viana e o André Araújo.

Além desses, os Centros Estaduais de Convivência da Família (CECFs) Padre Pedro Vignola, Magdalena Arce Daou e Teonízia Lobo, o Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci) Aparecida e a Vila Olímpica de Manaus, onde surgiu o projeto, também são pontos de atendimento.

FOTOS: Mauro Neto/Faar

Postagens relacionadas

Parceria do MPAM com o Ministério da Saúde permitirá que cidadãos do AM tenham acesso a consultas remotas com médicos de todo o Brasil

Paulo Apurina

Conselho Municipal de Saúde elege nova Diretoria Executiva

Jamil Maciel

HPS 28 de Agosto inicia consulta virtual com especialistas do Hospital Albert Einstein de São Paulo 

Vilhena
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights