MANAUS

Espetáculo ‘O Encanto do Natal’ promove inclusão social e acessibilidade no Teatro Amazonas

Com recursos disponíveis de audiodescrição e Libras, pessoas com deficiência prestigiam espetáculo natalino promovido pelo Governo do Amazonas

Promovendo a acessibilidade aos eventos culturais, o Teatro Amazonas recebeu nas três primeiras récitas do espetáculo “O Encanto do Natal”, mais de 50 famílias com pessoas com deficiência (PcDs). Sem a necessidade de agendamento para as apresentações, as PcDs e seus familiares encontram o acolhimento da equipe de inclusão da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado para conferir a montagem natalina.

Dispondo do recurso de acessibilidade comunicacional por meio da audiodescrição, para os deficientes visuais, e tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras) com uso do tablet, para os deficientes auditivos, o espetáculo natalino do Teatro Amazonas, todos os anos, é um dos mais procurados pelas PcDs.

A responsável pela Assessoria de Inclusão da pasta, Marssiclea Brito, conta que, para atender à demanda, o Teatro Amazonas conta uma equipe multiprofissional. “Todas as noites nós temos dois intérpretes de libras, dois audiodescritores e duas pessoas para recepcioná-los no hall, além do Gilson Pereira, da Biblioteca Braille do Amazonas, que faz o apoio à audiodescrição”, disse Marssiclea.

“O Encanto do Natal” é uma das atrações que compõem “O Mundo Encantado do Natal”, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura de Economia Criativa e Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).

Gratuito e acessível a todos, o espetáculo dá sequência ao trabalho de inclusão de PcDs, que teve início no Festival do Amazonas de Ópera de 2009, como lembra o secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz.

“Todos os espaços culturais do estado têm esse compromisso em oferecer condições de acesso às pessoas com deficiência. O Teatro Amazonas é completo. Há 13 anos fizemos o recurso de audiodescrição no Festival Amazonas de Ópera, desde então todos os eventos culturais da secretaria foram adaptados para pessoas com deficiência auditiva, visual e física”, disse o secretário.

Público aprova


Quem apostou na atração foi o Omar Maia, que levou a filha Stephanie Santos, 22, para assistir ao espetáculo com um grupo de famílias da Associação de Pais e Amigos do Down no Amazonas.

“Todos os anos nós assistimos à peça de Natal e outros eventos que acontecem no Teatro Amazonas. É interessante, elas gostam da dança, a interação é importante para eles”, destaca Omar.

O espetáculo também foi acompanhado por Kennedy Kramer, deficiente auditivo, que utilizou o tablet com tradução em Libras. “Eu gosto muito das coisas que envolvem o teatro, a dança, e estar em comunhão com os amigos. Aproveito também para convidar os outros amigos surdos de Manaus e acabo propagando os eventos”, disse Kennedy, com a ajuda de um intérprete.

FOTOS: Tácio Melo/Secom e Divulgação

Postagens relacionadas

AÇÃO – Prefeitura beneficia mais de 230 pessoas na comunidade Monte Sinai com projetores de LED do programa ‘Ilumina Manaus Rural’

Vilhena

Prefeitura de Manaus divulga balanço de atendimento do Disque Trânsito

Vilhena

Prefeitura de Manaus lança edital da ‘Agricultura Familiar 2025’ com foco em desenvolvimento sustentável e apoio à educação

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights