SAÚDE

Prefeitura de Manaus promove ação educativa sobre hanseníase na feira do Produtor


Dando continuidade à programação da campanha “Janeiro Roxo”, mês de conscientização sobre a hanseníase, a Prefeitura de Manaus levou uma ação educativa, na manhã desta quinta-feira, 12/1, até a feira do Produtor, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste. A atividade, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), visa fortalecer o controle da doença na cidade.

A diretora do Distrito de Saúde (Disa) Leste da secretaria, Rosângela Castro, explicou que foi realizada panfletagem de material informativo que esclarece dúvidas sobre a hanseníase, como quais são os sintomas, como é feito o diagnóstico e onde acessar o tratamento. A ação foi realizada por técnicos do programa de hanseníase do Disa Leste.

“Utilizamos faixas, banners e entrega de folders, na feira e também no seu entorno, e conversamos com a população com o objetivo de orientá-la que a hanseníase tem cura, que temos unidades de saúde para atender pessoas com suspeita da doença de janeiro a janeiro, além de reforçar que o tratamento é gratuito”, disse.

Os agentes de saúde abordaram pessoas que estavam na feira, como feirantes e transeuntes, e também aqueles que passavam em carros e ônibus. Rosana Pontes, técnica responsável pelo programa de hanseníase do Disa Leste, destacou a importância de levar essas ações para os mais diversos pontos da comunidade.

“Nosso objetivo foi levar conhecimento sobre esse agravo para a população, informando o que causa a hanseníase, como se pega, quais são os sinais e sintomas, e orientando que o tratamento é gratuito nas unidades básicas de saúde. A melhor prevenção é a informação, e a hanseníase pode ser curada de janeiro a janeiro”, contou Rosana.

Caminhada

Nesta sexta-feira, 13/1, a Semsa irá promover uma caminhada, na zona Leste, para chamar atenção sobre a importância do diagnóstico precoce da hanseníase, e diminuir o preconceito que ainda existe em relação à doença. A mobilização iniciará às 7h30, na igreja Santa Clara (avenida Mirra, Jorge Teixeira), e seguirá até a UBS Doutor José Avelino Ferreira.


Postagens relacionadas

Prefeitura aprimora cuidado em saúde mental da população indígena por meio de rede intersetorial

Jamil Maciel

Prefeitura dá início às ações do ‘Agosto Dourado’, mês de incentivo ao aleitamento materno

Jamil Maciel

Manaus disponibiliza 74 pontos de vacinação contra a Covid-19 nesta semana

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights