BRASIL

Indígenas do Amazonas e Roraima querem senadores fora da Comissão que acompanha crise dos Yanomami

Organizações indígenas de Roraima e Amazonas pedem o afastamento dos senadores Chico Rodrigues (PSB-RR) e Hiran Gonçalves da Comissão Externa que acompanha a crise Yanomami.

O Conselho Indígena de Roraima (CIR), organização que representa 261 comunidades, e a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), que representa 750 comunidades aldeias do Amazonas, emitiram notas de repúdio no último sábado (18) contra a escolha dos senadores para presidência e relatoria da comissão.

Os nativos afirmam que a escolha é “imoral” e que os dois senadores “nunca se posicionaram a favor do povo Yanomami” e dos povos indígenas de Roraima.

Na nota, as organizações citam ainda que, em 2020, Chico Rodrigues foi flagrado pela Polícia Federal com R$ 33 mil na cueca em uma operação para apurar um esquema de desvio de recursos públicos para o combate à Covid-19, em Roraima.

Chico Rodrigues (PSB) foi eleito presidente da Comissão Temporária do Senado na última quarta-feira (15) e Hiran foi eleito como relator da comissão.

Via Band News Difusora

Postagens relacionadas

Suspeito de liderar ataques no RN é morto em confronto com a polícia

Paulo Apurina

Bolsonaro avisa: respeitará resultado da eleição, ‘vença quem vencer’

Paulo Apurina

Lula empenha 79% mais emendas parlamentares que governo Bolsonaro

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights