POLÍTICA

Assembleia Legislativa apresenta matérias que fortalecem sistema de proteção contra desastres naturais

A tragédia ocorrida no último sábado (18), no litoral norte de estado de São Paulo, que sofreu com um forte temporal que provocou enchentes e deslizamentos de terras, acende o alerta das autoridades de todo país para o monitoramento, prevenção e preparo do sistema de proteção contra desastres naturais. Com essa preocupação, deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) apresentam novas Leis e Projetos de Lei (PL) que buscam fortalecer a Defesa Civil do Estado para prevenir que desastres como esse causem vítimas fatais.

Uma das novas Leis é a nº 5.820/2022, oriunda da Mensagem Governamental nº 4/2022, que instituiu o Fundo Estadual de Proteção e Defesa Civil do Amazonas (FEPDEC), que disponibiliza recursos financeiros ao Subcomando de Ações de Defesa Civil do Estado e para as secretarias municipais de Defesa Civil. Os recursos do Fundo são aplicados na execução de projetos e atividades que visem às ações de resposta e recuperação em situações de desastre.

Junto com ela também foi aprovada a Lei nº 5.821/2022, oriunda da Mensagem Governamental nº 5/2022, que autorizou o chefe do Poder Executivo a criar o FEPDEC com seus respectivos Programas e Ações no Plano Plurianual (PPA) 2020-2023, garantindo previsão orçamentária dos recursos para a criação do Fundo.

Ainda em trâmite na Casa Legislativa, o PL nº 137/2022, de autoria do presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB), institui que seja celebrado anualmente, em todo o dia 1º de março, o Dia Estadual da Defesa Civil. A proposição segue a data que já mundialmente dedicada a esse fim, que busca compartilhar informações sobre a importância da redução dos riscos de desastres e um maior entendimento sobre as ações locais de Defesa Civil. O PL está tramitando atualmente na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Aleam.

Emergências climáticas

Pensando em lidar com a causa de desastres naturais como o temporal que assolou o norte de São Paulo, cada vez mais frequentes em todo mundo, o PL nº 112/2023, de autoria do vice-presidente da Aleam, deputado Carlinhos Bessa (PV), estabelece normas gerais de atenção às emergências climáticas e ao combate ao racismo ambiental, de acordo com o estabelecido pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas de Desenvolvimento Sustentável (ONU).

Caso a propositura seja aprovada, serão consideradas ações prioritárias do Estado do Amazonas o estabelecimento de metas e ações para o combate às mudanças climáticas até 2050, a criação de protocolos para avaliação de doenças provocadas pelas mudanças climáticas e a promoção da gestão de riscos provenientes delas. O Projeto de Lei atualmente cumpre o prazo regimental de pauta para recebimento de emendas, para depois ir para apreciação no Plenário da Casa Legislativa.

Postagens relacionadas

Lula lança pedra fundamental do IFRJ no Complexo do Alemão

Jamil Maciel

Wilson Lima vai substituir retratos oficiais nas repartições públicas por fotos de cidadãos do Amazonas

Vilhena

Entenda como resgatar o dinheiro de bets irregulares

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights