A Pré-Conferência Distrital de Saúde da zona rural de Manaus foi realizada nesta segunda-feira, 13/3, com a presença de 100 participantes representando os segmentos de gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A programação, organizada pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus) e pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foi realizada no auditório do Complexo de Saúde Oeste, conjunto Santos Dumont, bairro da Paz (zona Oeste), e deu início à série de cinco Pré-Conferências Distritais, que serão promovidas ao longo desta semana.
Durante a Pré-Conferência, o presidente do CMS/Manaus, conselheiro Lindomar Barone de Souza, destacou que as pré-conferências representam a etapa preparatória para a 9ª Conferência Municipal de Saúde (9ª Comus), que vai ser realizada entre os dias 20 e 23/3, garantindo a participação de representantes do controle social nas zonas rural, Norte, Oeste, Leste e Sul de Manaus.
“É um momento de debate em que a sociedade civil organizada, em um espaço democrático, pode discutir os problemas de saúde da cidade de Manaus, elaborando propostas para o Plano Plurianual de Saúde 2025-2028. Também é um momento em que é possível ouvir as demandas da população e elaborar propostas que serão levadas para apresentação na 9ª Comus”, destacou Lindomar Souza.
O subsecretário de Gestão da Saúde da Semsa, conselheiro Djalma Coelho, reforçou a importância das pré-conferências como forma de ampliar o tempo de discussão e qualificar o debate sobre as questões de saúde em Manaus, já que permitem o envolvimento das comunidades na zona rural e nas quatro zonas urbanas de Manaus.
“As pré-conferências antecedem a Comus e ajudam a preparar e qualificar o debate que haverá na Conferência Municipal. Representam um espaço de diálogo das políticas públicas na área da saúde, com a participação popular, o que será muito importante para o próprio Plano Municipal de Saúde, de forma que a tomada de decisão e execução de ações atendam os anseios da população”, afirmou Djalma Coelho.
Programação
A programação da Pré-Conferência do Distrito de Saúde (Disa) Rural incluiu um painel abordando o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”, além de quatro eixos temáticos: O Brasil que temos. O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e Amanhã será outro dia para todos, todas e todes.
Um dos debatedores foi o médico Nicolás Esteban Castro Heufemann, doutor em Saúde Coletiva que atua na Unidade Básica de Saúde Rural (UBSR) São Pedro (KM – 35 da AM – 010). Com 13 anos de atuação na UBSR, o médico explicou que a apresentação é uma forma de abordar questões que estimulem o debate entre os participantes.
“Eu acho que o SUS tem essa característica revolucionária, que é colocar as pessoas para conversar sobre os serviços de saúde, com o usuário trazendo suas demandas e trabalhadores, gestores e prestadores de serviço apresentando suas questões. É um espaço que precisa ser valorizado e ser envolvente para a construção do nosso SUS. O nosso papel como conferencistas é ajudar no debate, levantar questionamentos, para que depois as pessoas possam conversar a partir das discussões”, destacou Nicolás Esteban.
Segundo o diretor do Disa Rural, Rubens Santos, a zona rural de Manaus conta com sete Conselhos Locais de Saúde (CLSs), vinculados a sete Unidades de Saúde, atuando no controle social a partir de representantes de gestores, trabalhadores e usuários do SUS.
“Essa é a primeira Pré-Conferência Distrital de Saúde especificamente da zona rural, já que anteriormente era realizada juntamente com a área urbana. Então, é um momento de grande valor, mostra o processo de fortalecimento do SUS. E o papel do controle social tem sido importante para gestão por nortear as demandas das comunidades na prevenção de doenças, na promoção e proteção da saúde”, afirmou Rubens Santos.
Para o conselheiro Hellyngton de Moura, representante dos usuários da zona rural Terrestre de Manaus, a realização da primeira Pré-Conferência Distrital exclusivamente para a zona Rural representa um avanço para o controle social.
“Tudo na zona Rural é mais difícil, o acesso, infraestrutura, e a pré-conferência é importante por ser uma oportunidade para que possamos sair com ideias e propostas para a conferência municipal e também para a etapa nacional, mostrando a realidade da zona Rural para toda a sociedade”, destacou o conselheiro.
Pré-Conferências
A realização das Pré-Conferências Distritais seguirá nesta terça-feira, 14/3, com a programação do Disa Leste, no Centro Cultural Aníbal Beça, na avenida Autaz Mirim, nº 9.018, Novo Aleixo, das 7h às 17h. Na quarta-feira, dia 15/3, vai acontecer a Pré-Conferência do Disa Oeste, das 7h às 17h, na Universidade Paulista (Unip), na avenida Mário Ypiranga, Parque 10 de Novembro. Também na Unip, nesta quinta-feira, 16/3, será realizada a Pré-Conferência do Disa Sul, das 7h às 17h.
A programação do Disa Norte será realizada na igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na avenida Sálvio Belota, nº 333, bairro Novo Aleixo, nesta sexta-feira, dia 17/3.
— — —
Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa
Fotos – Henrique Souza / Semsa