SAÚDE

IMUNIZAÇÃO – Prefeitura libera vacina bivalente contra a Covid-19 para trabalhadores da saúde e pessoas com deficiência permanente

Prefeitura de Manaus anuncia que a vacina bivalente contra a Covid-19 será liberada para trabalhadores da saúde e pessoas com deficiência permanente, com 12 anos de idade ou mais, a partir desta quarta-feira, 22/3, em 55 pontos de vacinação do município. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) segue a recomendação do Ministério da Saúde para a ampliação do público contemplado.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, informa que a imunização com a bivalente também será liberada para a população privada de liberdade, adolescentes em medidas socioeducativas, e funcionários dessas instituições. Porém, esses públicos serão vacinados conforme ações programadas.

“Esse é um reforço da imunização contra a Covid-19 que tem eficácia contra a cepa original do coronavírus e a variante ômicron. Para receber a bivalente, os usuários devem ter tomado pelo menos a segunda dose da vacina, ou alguma dose de reforço, em um intervalo de quatro meses ou mais. Confira o seu cartão e procure o posto mais próximo para receber essa dose”, orienta Shádia.

A gerente de Imunizações da Semsa, enfermeira Isabel Hernandes, reforça que os trabalhadores da saúde devem apresentar crachá, contracheque ou carteira de trabalho que comprove o vínculo com o estabelecimento de saúde, e as pessoas com deficiência permanente, um documento que comprove sua condição de saúde. Ambos os grupos devem levar, ainda, o cartão de vacina, documento de identidade com foto e CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS).

“Nós iniciamos a vacinação com a bivalente no dia 15 de fevereiro, e até então, estávamos contemplando sete grupos prioritários, incluindo idosos a partir de 60 anos, gestantes e puérperas e pessoas imunossuprimidas a partir de 12 anos. Também já realizamos diversas ações de busca ativa para garantir a imunização de quilombolas, ribeirinhos e pessoas que vivem ou trabalham em instituições de longa permanência”, observa a enfermeira.

A bivalente também está liberada para indígenas aldeados, mas estes são vacinados conforme estratégia do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei). Até as 17h desta terça-feira, 21/3, a Semsa registrou a aplicação de mais de 25 mil doses da bivalente em Manaus, conforme dados do Vacinômetro municipal (vacinometro.manaus.am.gov.br).

A lista com os endereços e horários dos 55 pontos de vacinação que ofertam a bivalente, em Manaus, pode ser acessada no site semsa.manaus.am.gov.br ou diretamente no link bit.ly/localvacinacovid19. As informações também são divulgadas nas redes sociais oficiais da secretaria (@semsamanaus no Instagram e Semsa Manaus no Facebook).

— — —

Texto – Victor Cruz / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Postagens relacionadas

Wilson Lima anuncia realização de transplantes renais no Hospital Delphina Aziz

Vilhena

Prefeitura divulga dados atualizados de arboviroses em nova edição de informe epidemiológico

Jamil Maciel

Prefeitura de Manaus conclui estudo que vai aprimorar política de saúde bucal

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights