Inicialmente, estão sendo tomadas medidas emergenciais, como reunir os estudantes, familiares e gestores das escolas para debater o tema e evitar atitudes extremas.
Após a terceira ameaça de ataque escolar feita por alunos neste ano, o governador Wilson Lima (UB) anunciou que um programa de combate à violência nas escolas do Amazonas está sendo desenvolvido e deve ser lançado oficialmente já na próxima semana.
O governador disse que o projeto será realizado de forma conjunta entre a Secretaria de Educação (Seduc) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), já que algumas situações fogem da competência educacional e passam para uma questão de segurança pública, como nas recentes ameaças.
“Nós temos acompanhado com muita preocupação o que tem acontecido, as ameaças de ataques. Sabemos que nesse processo muita gente se infiltra para gerar o caos. Por isso, estamos fazendo um trabalho maciço dentro das escolas, para entender o que está acontecendo e formatar o programa”, declarou Wilson Lima.
Ainda de acordo com o político, o projeto vai determinar as diretrizes que devem ser aplicadas em casos de ameaças de ataques nas escolas. Inicialmente, estão sendo tomadas medidas emergenciais, como reunir os estudantes, familiares e gestores das escolas para debater o tema, com o objetivo de evitar atitudes extremas e prevenir possíveis tragédias.
Ameaças recentes
Em Maués, três adolescentes foram apreendidos como suspeitos de divulgar ameaças de ataque contra a Escola Estadual Cívico Militar Profª Santina Felizola. O caso aconteceu na última sexta-feira (31).
Ainda na semana passada, a Escola Estadual Tereza dos Santos, no município de Itapiranga também recebeu ameaças por parte de alunos.
Já em Manaus, o terceiro caso aconteceu nessa segunda-feira (3), quando a Escola Municipal Sérgio Augusto Pará Bittencourt, no bairro Novo Israel, zona Norte, sofreu ameaças de massacre através de um grupo de alunos nas redes sociais.
Na mensagem, o autor faz referência ao recente caso de ataque em uma escola de São Paulo, onde uma professora morreu e outras quatro pessoas ficaram feridas após serem esfaqueadas por um menino de 13 anos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), os alunos envolvidos já estão sendo identificados para a comunicação do ocorrido aos pais ou responsáveis.
Foto: Divulgação
FONTE: Real Time1
