Eleitores que desde a última eleição para conselheiros tutelares tenham mudado de endereço e que, por consequência, estejam com o domicílio desatualizado, têm até esta sexta-feira, 30/6, para comparecer ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), localizado na avenida André Araújo, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul, para realizar sua atualização cadastral, garantindo assim seu direito ao voto durante o processo deste ano.
Para que seja possível votar nos candidatos da região em que atualmente residem, os eleitores devem se apresentar portando a Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência, a fim de atualizar a informação e garantir o voto apenas aos candidatos atuantes em suas zonas eleitorais atuais.
“Por exemplo, uma pessoa que vivia na zona Sul e se mudou para a zona Norte precisa comparecer ao TRE-AM e atualizar seu domicílio eleitoral para que assim possa votar no candidato a conselheiro tutelar que realmente atue dentro de sua comunidade, próximo a sua realidade. Eleitores com o cadastro eleitoral devidamente atualizado, por sua vez, já não possuem mais nenhuma tratativa a ser realizada a este ponto”, explicou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e subsecretária de Políticas Afirmativas para Mulheres e Direitos Humanos, Graça Prola.
Eleição para Conselheiros Tutelares
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) tornaram pública, por meio de edital publicado inicialmente na edição 5.565 do Diário Oficial do Município, de 13/4, a abertura do processo de escolha dos membros dos Conselhos Tutelares de Manaus, durante o quadriênio 2023/2027.
Além de estabelecer e detalhar as normas para a realização do pleito, o edital ainda confirmou a abertura de vagas para o Conselho Tutelar da Zona Norte II, a décima unidade do órgão na cidade. Cada unidade contará com cinco titulares e 20 suplentes, totalizando 50 conselheiros tutelares eleitos e 200 conselheiros suplentes.
De acordo com o documento, a eleição será realizada no dia 1º de outubro, das 8h às 17h, em locais a serem definidos pelo CMDCA.
Fonte: Semasc
Foto: Marcely Gomes