AMAZONAS ECONOMIA

Bosco anuncia vinda de Alckmin a Manaus para agenda no CBA

Bosco Saraiva confirma presença de Geraldo Alckmin em três agendas públicas em Manaus no próximo dia 25

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, confirmou, nesta quarta-feira (12), a vinda do vice-presidente, Geraldo Alckmin, a Manaus no próximo dia 25 para a assinatura do contrato de transferência da gestão do Centro de Biotecnologia da Amazônia para a Fundação Universitas de Estudos Amazônicos.

Em conversa com o RealTime1, Bosco Saraiva revelou ainda que Alckmin vai presidir a 309ª reunião do Conselho de Administração da Suframa, cuja pauta ainda não está fechada, mas pode ter até 30 projetos de instalação e ampliação de fábricas em análise.

Está confirmado, ele vem para essas agendas e depois participará da inauguração do Distrito das Micro e Pequenas Empresas (Dimicro) da prefeitura de Manaus, onde estão sendo incubadas 29 empresas“, afirmou Bosco Saraiva.

O Dimicro é uma obra do prefeito David Almeida, que convidou Geraldo Alckmin para participar da inauguração no fim deste mês, revelou Bosco Saraiva.

Bosco Saraiva acelera processo do CBA

Na principal agenda do dia, Alckmin vai oficializar a Fuea como gestora do CBA e empossar na presidência do conselho o ex-governador do Distrito Federal Rodrigo Rollemberg, um quadro do PSB como o vice-presidente.

Vencedora do chamamento público de Organização Social responsável pela gestão do CBA, a Fuea é ligada à Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e vai gerir o centro em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Universidade de São Paulo (IPT-USP).

Desde junho, quando Bosco Saraiva assumiu a Suframa, que a autarquia vem conversando com a Fuea para realizar a transferência da gestão, hoje a cargo de servidores da Suframa que deverão ser devolvidos a seus postos.

Números do CBA

O Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) funciona em um complexo com 12 mil metros quadrados de área construída com recursos da Suframa. A missão do centro é criar alternativas econômicas mediante a inovação tecnológica para o melhor aproveitamento econômico e social da biodiversidade amazônica.

Funcionando com servidores da Suframa e quadros técnicos da área de pesquisa contratados, o CBA opera trinta laboratórios coordenados por servidores e pesquisadores qualificados, incluindo dezenas com mestrado, doutorado ou pós-doutorado em áreas de pesquisas ligadas a Amazônia.

Passados mais de vinte anos de criação, ainda no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), o CBA conseguiu ofertar ao mercado serviços de análises físico-químicas e análises microbiológicas, além de outros serviços técnicos especializados, diz Bosco Saraiva.

Via Real Time 1

Postagens relacionadas

No dia da Elevação do Amazonas à Categoria de Província, Wilson Lima entrega Parque Senador Jefferson Peres revitalizado

Jamil Maciel

Maioria dos consumidores quer carros elétricos como opção de compra

Paulo Apurina

Governador Wilson Lima inaugura Memorial Francisco Ferreira Negrão, no Ipem-AM

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights