BRASIL POLÍTICA

Contribuição de países ricos para meio ambiente não é favor, diz Lula

Declaração foi feita no programa semanal Conversa com o presidente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (14) que a contribuição de países ricos para a preservação da floresta amazônica não é favor, mas o pagamento de uma dívida com o planeta. Em seu programa semanal Conversa com o presidente, Lula destacou que, após a conclusão da Cúpula da Amazônia na semana passada, os países da região têm condições de participar da COP28, nos Emirados Árabes, no fim do ano, cobrando essa contribuição.

“É muito simples compreender. Os países ricos tiveram a sua introdução na Revolução Industrial bem antes que o Brasil. Então, eles são responsáveis pela poluição do planeta muito antes de nós. Eles conseguiram derrubar suas florestas muito antes de nós. Agora, o que eles têm que fazer é contribuir financeiramente para que os outros países possam se desenvolver. Nós não queremos ajuda. Nós queremos um pagamento efetivo. É como se estivessem pagando uma coisa que eles devem à humanidade,” diz Lula.

“Temos condições de chegar ao mundo, lá nos Emirados Árabes, e dizer o seguinte: “olha, a situação é essa. Nós queremos essa contribuição de vocês. E isso não é favor. É pagamento de uma dívida que vocês têm com o planeta Terra porque vocês derrubaram a floresta de vocês 100 ou 150 anos antes de nós. Então, agora, vocês paguem pra que a gente possa preservar as nossas florestas gerando emprego, oportunidades de trabalho e condições de melhorar a vida das pessoas,” explicou o presidente.

Fonte: Agencia Brasil

Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

Deputado Roberto Cidade rechaça agressões sofridas por Joana Darc e reforça luta em defesa das mulheres 

Vilhena

Jair Bolsonaro começa campanha eleitoral em Juiz de Fora, Minas Gerais

Paulo Apurina

Presidente da Aleam, Roberto Cidade, faz balanço dos primeiros 100 dias da 20ª Legislatura

Vilhena
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights