Além de impulsionar a troca de experiências entre pesquisadores, o evento oferece minicursos e visitas ao Museu de Solos da Amazônia
Com o objetivo de promover a interação e o treinamento de discentes, profissionais, produtores e professores sobre temas relacionados à ciência do solo na Amazônia Ocidental, será realizado entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro, o “V Simpósio de Ciência do Solo da Amazônia Ocidental: Governança de solos na Amazônia Ocidental”.
O evento conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), edital nº 005/2023. O simpósio acontece em Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus), no Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara (Cesit), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
A ideia é ressaltar os principais projetos, ferramentas e metodologias inovadoras a respeito do manejo, uso e conservação dos solos e da água, considerando o cenário ambiental, econômico e social. Os estudos envolvem a física, gênese, classificação, processos, propriedades e a fertilidade do solo.
A atividade é reconhecida pela FAO, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (do inglês Food and Agriculture Organization). A instituição estabelece o 5 de dezembro como o Dia Mundial do Solo, e apoia iniciativas de divulgação da importância dos solos para a manutenção da vida.
O Simpósio é coordenado pelo pesquisador Luís Antônio Coutrim dos Santos, idealizador e responsável pelo Museu de Solos da Amazônia, professor da UEA e diretor do “Núcleo Regional Amazônia Ocidental” da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo.
O público-alvo são alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas federais, estaduais e particulares de Itacoatiara; graduandos, pesquisadores, professores de nível técnico e superior; profissionais das ciências ambientais, agrícolas e florestais; produtores rurais e comunidades da região.
A programação inclui palestras, minicursos, apresentação de trabalhos e sessão de pôsteres. Durante a exposição no Museu de Solos do Amazônia (Musoam), os participantes terão acesso a monólitos (perfis de solos preservados), amostras de rochas e minerais de diferentes ambientes fisiográficos da região do Médio Amazonas. Após a realização do evento, os materiais ficarão em exposição permanente no local.
“O bom uso do solo tem sido, na maioria dos casos, negligenciado pelas pessoas e a consequência disso é o crescimento contínuo de problemas ambientais como erosão, poluição e contaminação de áreas rurais e urbanas, deslizamentos de terra e assoreamento de cursos de água”, destaca o coordenador.
Sobre o desenvolvimento de atividades relacionadas a ciência do solo, o pesquisador ressalta a importância do uso de ferramentas tecnológicas de simples acesso. “O mapeamento e análise indireta de diversos atributos físicos, químicos e biológicos, e metodologias didáticas aliadas a oficinas inovadoras, poderão orientar o gerenciamento mais assertivo da exploração do solo”, comenta.
Em uma reflexão sobre qual será o direcionamento da Ciência do Solo nos próximos anos, ele explica que o mundo precisará dar mais atenção às questões ambientais: “Solo continuará no centro de discussão para a produção de alimentos e matéria-prima. É um recurso natural e finito em escala geológica, e será fundamental e estratégico para a qualidade da água, o combate à fome e a produção de fontes renováveis de energia”, adverte.
Inscrições
Para participar do evento, é preciso fazer a inscrição através do site https://museudesolosdaamazonia.com/
Sobre o Parev
O Programa apoia a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediados no Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), como: congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclos de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.
Confira a agenda de eventos científicos apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, via Programas de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev) e POP CT&I, que está disponível em: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam/
Fonte: Fapeam
Foto: Divulgação