A ferramenta oferece um serviço gratuito de pesquisa dos preços praticados no comércio do Estado
Com o início do ano, vêm também os gastos com o material escolar, e a pesquisa de preço é uma ótima alternativa para economizar na hora da compra. E é isso que o consumidor pode fazer usando o Busca Preço Amazonas, uma ferramenta que oferece um serviço gratuito de pesquisa dos preços praticados no comércio do Estado.
Desenvolvida pelo Departamento de Tecnologia da Informação (Detin) da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz/AM), a ferramenta facilita a comparação dos preços de diversos produtos incluídos na lista de material escolar e muitos outros.
No site https://buscapreco.sefaz.am.gov.br, o consumidor pode consultar o preço de diversos itens, incluindo produtos como cadernos, canetas, lápis, corretivos, borrachas, entre outros solicitados pelas instituições de ensino.
Na plataforma, o preço de um caderno de 12 matérias, por exemplo, é encontrado por valores que vão de R$ 26,00 até R$ 74,90.
O chefe do Detin, Rodrigo Albuquerque, falou da praticidade que a ferramenta apresenta e como ela funciona.
“O Busca Preço foi desenvolvido para facilitar a pesquisa de qualquer item adquirido com nota fiscal. A usabilidade do mesmo é acessível para todos, podendo ser consultado no computador, notebook, tablet ou pelo sistema web do celular. E além de mostrar o preço do item pesquisado, a ferramenta também mostra o local onde o item pode ser encontrado”.
Como funciona
Ao digitar o nome do produto ou alguma palavra-chave, o Busca Preço Amazonas realiza a pesquisa nas Notas Fiscais de Consumidor Eletrônica (NFC-e) armazenadas na Sefaz/AM. O sistema exibe a listagem dos produtos encontrados a partir do menor para o maior preço.
O Busca Preço Amazonas obtém os preços a partir das Notas Fiscais de Consumidor Eletrônica (NFC-e) emitidas no Amazonas e armazenadas no banco de dados da Sefaz/AM. Cada vez que uma NFC-e é emitida por um estabelecimento, o preço dos itens registrados na nota é inserido e atualizado no sistema.
Por padrão, são exibidos os preços de notas emitidas nos últimos 30 minutos. No menu de opções, o usuário pode alterar o período da consulta de um dia até sete dias, podendo desta forma acompanhar os valores praticados.
A figura de um “foguinho” indica os preços das notas fiscais emitidas recentemente. Esta é a informação mais “quente” disponível pelo sistema. Como a atualização ocorre de hora em hora, é possível que o usuário do Busca Preço Amazonas se beneficie das promoções relâmpagos que acontecem, inesperadamente, em alguns estabelecimentos comerciais como supermercados.
Fonte: Sefaz-Am
Foto: Divulgação