Iniciativa compõe o calendário de atividades ambientais dos estudantes que foram convidados para participar de pesquisa científica
A sexta-feira (16/02) foi de imersão científica e ambiental para os estudantes da Escola Estadual (EE) Adalberto Valle, localizada na zona sul de Manaus. Vinte e sete alunos estiveram, à convite da mestranda em Meio Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, Fernanda Silvestrim, no Bosque da Ciência, na zona centro-sul de Manaus. As atividades envolveram brincadeiras lúdicas de percepção sonora em contato com a natureza, tema de pesquisa da docente.
De acordo com Fernanda Silvestrim, a pesquisa de mestrado, realizada na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), tem o objetivo de analisar o desenvolvimento da escuta ativa para o aumento da conexão ambiental dos participantes, tendo como cerne da questão a relação homem X ambiente, em crianças que vivem em metrópoles na região amazônica.
“Sou professora de Música e Educação Ambiental, então quis unir as duas disciplinas em uma pedagogia que vise a conexão com a natureza dentro das escolas. É uma atividade pensada para ser possível de ser desenvolvida no ensino regular”, destacou a pesquisadora.
Foram escolhidos estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental 2 da EE Adalberto Valle para a realização da atividade, baseados em índices educacionais, como presença escolar, notas e participação em outras atividades ambientais desenvolvidas na própria unidade de ensino.
Calendário ambiental
O convite para a atividade no Bosque da Ciência surgiu a partir do diretor da unidade de ensino, Lincoln Filho, que já conhecia Fernanda ainda dos tempos de sala de aula, quando foi professor da docente no Ensino Fundamental. Entretanto, as atividades voltadas para a conscientização ambiental na EE Adalberto Valle vão além da iniciativa realizada hoje.
Nos últimos dois anos, os mais de 400 alunos matriculados na instituição têm participado de práticas recorrentes de reciclagem de papel. Divididos em salas, os discentes recolhem todo o material não utilizado durante a rotina escolar e separam para associações de catadores próximas à escola o excedente não reciclado na própria unidade de ensino.
A atividade está prevista também para este ano, junto da Semana do Meio Ambiente, onde acontecerão apresentações e reflexões sobre questões ambientais.
“Trazer o aluno para a reflexão crítica sobre meio ambiente é muito importante por conta da localidade de onde estamos inseridos. Com atividades práticas, o aluno tem a percepção de que não é só o urbano que existe, mas que o ambiental também é muito próximo. Com isso, despertamos o senso de cuidado e preservação”, destacou o diretor escolar.
A EE Adalberto Valle também foi a primeira escola a participar, em 2022, depois do período de pandemia, do projeto “Aula no Bosque”, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa). À época, alunos do 8º ano participaram de uma aula experimental de apicultura.
Experiências
A experiência no Bosque da Ciência desta sexta-feira foi a primeira no local para muitos estudantes. Este é o caso de Ruan Felipe Freitas, 12, aluno do 7º ano do Ensino Fundamental. Para Ruan, a experiência foi inesquecível.
“Gostei de tudo. Das atividades da professora Fernanda, de ver os animais daqui do Bosque, os peixes-bois, as tartarugas, os jacarés. Também sobre os sons desses animais. Quero vir de novo aqui”, destacou Ruan.
Fonte: Seduc
Foto: Euzivaldo Queiróz