Mundo

Chefe militar colombiano afirma que 1.900 guerrilheiros operam da Venezuela


O general Luis Fernando Navarro, comandante das Forças Armadas da Colômbia, disse que cerca de 250 venezuelanos fazem parte das organizações criminosas que atuam nos estados fronteiriços

Navarro disse à Reuters que, no total, nos estados de Zulia, Táchira, Apure e Amazonas, as autoridades colombianas estimam que pode haver entre 1.100 e 1.200 criminosos do Exército de Libertação Nacional e cerca de 700 dos dissidentes das Forças Armadas Revolucionárias de Colômbia.

Os militares expressaram também que é um fator de instabilidade que a retaguarda estratégica dessas estruturas se encontre nos estados fronteiriços da Venezuela, situação que dificulta seu combate. Ele acusou as Forças Armadas Nacionais Bolivarianas de não perseguir esses grupos irregulares.

Navarro disse que aproximadamente 80 venezuelanos fazem parte das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia e 180 pertencem ao Exército de Libertação Nacional.

Ele assegurou que Iván Márquez, Hernán Darío Velásquez e Henry Castellanos, chefes do grupo dissidente Segunda Marquetalia, vivem na Venezuela. Gustavo Anibal Giraldo, vulgo Pablito, líder do ELN, também estaria no país.

O comandante das Forças Armadas da Colômbia garantiu que os grupos atacam alvos na Colômbia . O irregular então recua para o outro lado da fronteira para fugir das autoridades.

Via El Nacional


Postagens relacionadas

Vídeo: no telhado, crianças pulam vão de prédio de 27 andares sem proteção

Jamil Maciel

Inflação britânica atinge pico em quase 30 anos

Jamil Maciel

ONU: Lula critica incapacidade de negociação entre líderes mundiais

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights