AMAZONAS MANAUS POLÍTICA SAÚDE

Prefeitura informa que a USF Leonor Brilhante volta a ser referência na oferta da vacina BCG na próxima segunda-feira, 4/11

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), informa que, a partir da próxima segunda-feira, 4/11, a Unidade de Saúde da Família (USF) Maria Leonor Brilhante, localizada na avenida Autaz Mirim, s/nº, no bairro Tancredo Neves, zona Leste, entregue na última sexta-feira, 25/10, volta a ser referência na oferta da vacina BCG, que protege as crianças das formas graves de tuberculose.

A oferta da vacina estava sendo realizada temporariamente as segundas-feiras pela USF Severiano Nunes, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, que deixa de ser referência. Além da Leonor Brilhante, o imunizante é disponibilizado em mais três unidades de saúde da Semsa: Balbina Mestrinho, Mansour Bulbol e policlínica Castelo Branco. Na zona rural, o imunizante chega até as crianças das calhas dos rios Negro e Amazonas, por meio da busca ativa realizada pelas equipes de saúde.

Nas maternidades da rede pública de saúde, a criança é vacinada com a BCG até 24 horas após o seu nascimento. Desse modo, as unidades da rede de atenção primária atendem as crianças que nascem em maternidades privadas ou aquelas que não foram vacinadas por outras razões.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, explica que a oferta da BCG, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, é concentrada nessas unidades em dias diferenciados, para evitar desperdício, uma vez que cada frasco concentra 10 doses. “Quando o recipiente é aberto, a validade do imunizante é de seis horas, por isso há a necessidade de concentrar a oferta da vacina em quatro unidades”, reforça.

Confira os endereços e horários de funcionamento das unidades que ofertam a vacina BCG

Zona Leste

USF Maria Leonor Brilhante

Avenida Autaz Mirim, s/nº – bairro Tancredo Neves

Segunda-feira (7h às 13h)

Zona Norte

USF Balbina Mestrinho

Rua Major Silvério Nery, nº 170 – bairro Cidade nova

Quarta-feira (7h às 13h)

Zona Oeste

USF Mansour Bulbol

Avenida Desembargador João Machado, s/nº – bairro Alvorada

Quinta-feira (7h às 13h)

Zona Sul

Policlínica Castelo Branco

Rua do Comércio, s/nº – bairro Parque 10 de Novembro

Sexta-feira (7h às 13h)

— — —

Texto – Tânia Brandão/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa (em anexo)

#semsa #pmm #manaus #amazonas

Postagens relacionadas

Dr. George Lins solicita ações urgentes para evitar novos deslizamentos de terra em Jutaí

Jamil Maciel

Presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade, reforça transparência no processo de tramitação da LOA 2023

Vilhena

TJAM rejeita recursos e mantém decisão que considera passíveis de dano moral os descontos indevidos a título de “cesta básica” de serviços bancários

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights