AMAZONAS MEIO AMBIENTE POLÍTICA

Assembleia Legislativa do Amazonas arrecada 1,5 tonelada de plásticos para reciclagem

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou a IV edição da campanha “Lixo Zero”, com a entrega de 1,5 tonelada de resíduos plásticos recolhidos pelos servidores, como tampinhas de garrafa, para a instituição Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas (Gamma), nesta segunda-feira (4/11), no auditório João Bosco da Escola do Legislativo Senador José Lindoso. 

A programação contou com a presença de duas turmas das escolas estaduais Zulmira Bittencourt e Professora Myrthes Marques Trigueiro, localizadas no bairro São Jorge e Coroado, respectivamente.

A campanha “Lixo Zero”, que foi instituída pela Lei nº 5.414 de 2021, é de autoria do presidente da Aleam, deputado estadual Roberto Cidade (UB), que destacou a importância da atividade. “Temos a consciência que é necessário implementar políticas públicas sobre o descarte correto do  lixo produzido pela população. Por isso, ações como a ‘Semana do Lixo Zero’ são imprescindíveis  para que todos entendam a questão ambiental”, enfatizou. 

Durante a programação foram entregues 30 certificados aos setores da Casa Legislativa que mais se destacaram na contribuição à campanha “Tampinha Legal”, desenvolvida pelo Poder Legislativo, por meio da Comissão de Saúde, presidida pela deputada Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos). 

A diretora de Assistência Social da Aleam, Karla Estald, explicou as inovações desta edição. “Este ano, certificamos os setores da Casa que se engajaram e aderiram à campanha de forma ativa. Temos quase 30 setores que, anualmente, se dedicam a recolher tampinhas, garrafas e outros materiais recicláveis, com grande empenho. Hoje, os homenageamos, o que é mais do que justo”, afirmou.

Além das homenagens, foram distribuídas cerca de 400 necessaires confeccionadas com material reciclado. “Elas são produzidas a partir de materiais reaproveitados de eventos. Recolhemos banners e outros itens que seriam descartados e os reutilizamos”, explicou a diretora. 

Outra inovação foi a exposição, no hall do Poder Legislativo, de banners educativos indicando o tempo de decomposição, na natureza, de cada material específico, como plástico, papel, madeira etc.

A presidente do Gamma, Oriona Ohse, recebeu as doações. “Nós vendemos o material e com o dinheiro pagamos energia elétrica, compramos próteses artificiais de mama, lenços e alimentos, além de ajudar o planeta”, afirmou.

A aluna Isabelly Machado, 10 anos, da Escola Estadual Professora Myrthes Marques Trigueiro, acredita que há muito a ser feito pelo meio ambiente. 

“Tenho que pensar que devo estar em harmonia com a natureza e que preciso preservá-la, pois sei que isso pode ser importante para o futuro do mundo. Para construir uma sociedade melhor, preciso começar primeiro em casa, para depois contribuir com o mundo todo”, refletiu.

— — —

Texto – Diretoria de Comunicação / Aleam

Foto – Alberto César Araújo / Aleam

#campanhalixozero #aleam #amazonas

Postagens relacionadas

Após solicitação de Roberto Cidade, Governo do Estado leva serviços básicos para Comunidade Coliseu

Paulo Apurina

Gleisi Hoffmann passará por cirurgia para tratar problema cardíaco

Jamil Maciel

David Almeida vistoria montagem das estruturas de palcos do ‘Manaus Passo a Paço 2024’

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights