ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Dezembro Vermelho: o conhecimento é a melhor forma de prevenção ao HIV e à AIDS

Sintomas como cansaço excessivo, dor muscular, dor de cabeça ou garganta, suor noturno ou ínguas parecem inofensivos, mas podem ser um sinal da presença do vírus HIV, sigla em inglês para vírus da imunodeficiência humana, causador da Aids, a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.

Esse vírus provoca alterações no sistema imunológico, deixando o organismo mais suscetível a outras doenças, que podem ser uma simples gripe até infecções mais graves, como tuberculose e câncer.

Em 2023, Manaus registrou 1.559 casos novos de HIV e 517 casos de Aids em adultos residentes em Manaus. Este ano, até 10 de novembro, já foram notificados 1.294 casos de HIV, 346 casos de Aids com 221 óbitos. O público de 20 a 39 anos é o mais afetado pelas mortes, seguido dos que têm entre 40 e 59 anos.

É por este motivo, que o conhecimento e o cuidado são as melhores formas de prevenção contra o HIV e a Aids. Ano a ano, a Prefeitura de Manaus vem buscando melhorar os serviços destinados ao rastreio do HIV, além de disponibilizar gratuitamente o teste rápido nas unidades básicas de saúde, facilitando o acesso à população. 

Anualmente, no dia 1º de dezembro, pessoas e instituições em todo o mundo se unem em uma grande mobilização na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

A Prefeitura de Manaus se une a esta corrente durante a campanha Dezembro Vermelho a fim de alertar toda a sociedade sobre essa doença, ampliando as informações sobre as formas de transmissão e tratamento, orientando a população sobre os locais de realização de exames, sejam eles para prevenção, tratamento ou acompanhamento.

Transmissão

O HIV pode ser transmitido através do contato sexual desprotegido (vaginal, anal ou oral sem o uso de camisinha); pelo compartilhamento de agulhas ou seringas contaminadas; pelo uso de materiais contaminados e não esterilizados que cortam ou furam a pele; ou ainda pela transmissão de mãe para o filho durante a gravidez, no parto ou pela amamentação. 

Como saber se tem o vírus

O teste rápido de HIV é simples, gratuito e pode ser feito em 202 unidades básicas de saúde da rede municipal. O resultado sai em aproximadamente 30 minutos e é sigiloso. Caso o resultado seja positivo, um exame confirmatório será feito e, se necessário, o acompanhamento médico será iniciado.

Tratamento e Prevenção

Embora ainda não tenha cura, é possível viver com o vírus HIV sem desenvolver a doença, mas isso depende do quanto antes se inicie o tratamento. Além disso, é importante identificar e iniciar o tratamento para evitar a transmissão a outras pessoas. Por isso, use sempre camisinha; faça o teste rápido pelo menos duas vezes ao ano e, em caso positivo, inicie e siga corretamente o tratamento.

O tratamento do HIV é feito com terapia antirretroviral, que reduz a carga viral a níveis que podem chegar a ser indetectáveis e nessa condição, pode não ser transmitido sexualmente, ajudando a prevenir a propagação do vírus.

A Prefeitura de Manaus tem ampliado as unidades com oferta de serviços de Profilaxia Pós-Exposição (PEP), Profilaxia Pré-Exposição (PREP) e unidades que realizam o manejo do HIV, para pessoas que vivem com o vírus, nessas unidades são ofertados também os autotestes, que podem ser levados para as parcerias dos casos em acompanhamento, realizarem onde desejarem.

A PEP é um tratamento de emergência, que deve ser iniciado em até 72 horas após a exposição ao vírus. Possui duração de 28 dias. Já a PrEP é de uso preventivo, indicada para grupos de risco elevado como trabalhadores(as) do sexo, parcerias soro-diferentes (onde um parceiro tem HIV e o outro não), entre outros. A PREP deve ser prescrita por profissionais de saúde.

Conhecer as formas de transmissão é a melhor forma de prevenção. Procure uma UBS mais próxima: todas estão abastecidas com preservativos internos e externos e gel lubrificante.

Confira:

Profilaxia Pós-exposição ao HIV (PEP) – SEMSA

Prevenção ao HIV, IST E Hepatites – SEMSA

Profilaxia Pré-exposição ao HIV (PrEP) – SEMSA

Por: Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura de Manaus
Conteúdo de responsabilidade do anunciante

Postagens relacionadas

Centros Municipais de Testagem e UBSs realizaram 109 mil testes de Covid-19

Paulo Apurina

Manaus, 352 anos: Aniversário da cidade será comemorado com três dias de festa

Paulo Apurina

Janeiro Roxo: Mês de combate à hanseníase

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights