BRASIL POLÍCIA POLÍTICA

Exército Brasileiro faz operação para fortalecer a segurança nas fronteiras da Amazônia Ocidental

As atividades abrangem os estados do Acre e Rondônia, além da fronteira com a Bolívia

O Exército Brasileiro, por meio de seus Comandos e Unidades na Amazônia Ocidental, intensificou as ações de combate aos ilícitos transfronteiriços na região, com o início da Operação Curaretinga I. As atividades abrangem os estados do Acre e Rondônia, além da fronteira com a Bolívia, e contam com a participação de diversas forças de segurança.

No Acre, o Comando de Fronteira Juruá/61º Batalhão de Infantaria de Selva (61º BIS), em cooperação com o Grupo Especial de Fronteira (GEFRON) e a Polícia Militar do Estado, executa patrulhas e estabelece Pontos de Bloqueio e Controle Fluviais (PBCFlu) desde 15 de janeiro.

Em Rondônia e no Acre, o Comando da 17ª Brigada de Infantaria de Selva mobilizou o 54º Batalhão de Infantaria de Selva (54º BIS), no município de Humaitá para integrar a operação. A ação conjunta envolve outras unidades do Exército, o GEFRON Acre, as Polícias Militares de Rondônia e do Acre, a Polícia Federal e a Receita Federal, concentrando esforços em pontos de bloqueio e patrulhamentos terrestres e fluviais na região da Ponta do Abunã, com o emprego de 59 militares do 54º BIS.

A Operação Curaretinga I também abrange a fronteira com a Bolívia, onde o Exército Brasileiro atua em colaboração com a Armada Boliviana. As atividades conjuntas nas pontes fronteiriças entre Epitaciolândia (Brasil) e Cobija (Bolívia), e entre Plácido de Castro (Brasil) e Vila Evo Morales (Bolívia), incluem reconhecimentos de fronteira, ações de pequenas frações balizadas pelos marcos de fronteira e o estabelecimento de postos de bloqueio e patrulhamento, com o objetivo de fortalecer a segurança nas áreas de entrada dos dois países.

A Operação Curaretinga I demonstra o esforço conjunto das forças de segurança para garantir a soberania nacional e a proteção da região amazônica.

Via Jornal do Commercio

Postagens relacionadas

Equipe Ribeirinha de Saúde da Prefeitura de Parintins intensifica atendimentos em comunidades afastadas

Paulo Apurina

Com dois novos pedidos, Pro Trilhos chega 21 protocolos de autorização para novas ferrovias

Paulo Apurina

No mês do idoso, Roberto Cidade reforça propostas de sua autoria que fortalecem a proteção à terceira idade

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights