AMAZONAS ECONOMIA

Ações da prefeitura de Manaus marcam o ‘Mês do Empreendedor’ no Sine Manaus

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), realizou diversas ações no mês de outubro, quando se comemora o “Mês do Empreendedor”, via Sine Manaus, voltadas ao empreendedorismo, com o intuito de gerar empregabilidade e incentivo à população manauense.

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) busca empregar, qualificar e facilitar a recolocação de pessoas no mercado de trabalho, dando oportunidade àquelas que estão em busca do primeiro emprego.

“Com certeza a ação do primeiro emprego é um destaque no mês de outubro, pois teve um enorme alcance. Esta ação, além de ter dado uma visibilidade positiva para a população, fez com que as empresas flexibilizassem as vagas para aqueles sem experiência, e nos motivou a criar um projeto voltado para esse público, visando o acompanhamento desses jovens, com orientação assertiva, treinamentos, cursos técnicos, capacitação para entrevista de emprego e muito mais. Uma de nossas metas será a de cada vez mais gerar oportunidades a estes jovens para o mercado de trabalho”, salienta o diretor do Sine Manaus, Leandro Neves.

Somente em outubro, 586 vagas foram ofertadas, com mais de 1.500 encaminhamentos e a colocação de 512 trabalhadores no mercado de trabalho desde o primeiro dia do mês.

O órgão também apresenta crescimento nas vagas destinadas à Pessoas com Deficiência (PcDs), e a expectativa é aumentar o número de inseridos no mercado, cujos dados destes 31 dias, somaram 42 vagas ofertadas e 20 colocados.

Atividades

No total, desde o início do ano, mais de 4 mil oportunidades foram disponibilizadas e mais de 2 mil pessoas foram empregadas. Além das ações que geram vínculo empregatício, o Sine Manaus também contou com o apoio de 140 empresas que se submeteram a uma parceria legalmente produtiva para ambas as partes.

Entre as ações realizadas no mês de outubro estão o: projeto “Primeiro Emprego”, que contou com a participação de 500 jovens e teve 60 deles encaminhados para oportunidades de trabalho; campanha do “Outubro Rosa”, com testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), agendamento para preventivo e serviços como cadastro e orientação sobre carteira de trabalho digital.

Também foram realizadas palestras voltadas ao público feminino, sobre comportamentos abusivos e violência doméstica; prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, rendendo 150 atendimentos para esse público; além de três ações externas em diferentes comunidades; e um “Pit Stop da Saúde”, com o público do Sine Manaus, que durou quatro dias e realizou cem abordagens.

Fonte: SEMTEPI/PMM

Foto: Altemar Alcântara

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