AMAZONAS MANAUS MEIO AMBIENTE

DESCARTE IRREGULAR – Prefeitura já recolheu mais de 30 mil pneus jogados nas ruas de Manaus


O descarte irregular de pneus continua sendo um desafio para a limpeza urbana e a saúde pública da cidade. Somente nesta sexta-feira, 11/4, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), recolheu mais de 4 mil pneus deixados em ruas, calçadas, terrenos baldios e igarapés. Com esse total, a pasta já soma mais de 30 mil pneus retirados das ruas de janeiro a abril deste ano. Em 2024, foram recolhidas 134 mil unidades.

Pneus descartados de forma incorreta acumulam água e se tornam criadouros ideais para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Além disso, o material leva séculos para se decompor, contribuindo para a poluição ambiental e agravando os riscos de enchentes, ao obstruir bueiros e igarapés.

O titular da Semulsp, Sabá Reis, destaca que o trabalho da secretaria é constante, mas que a solução passa também pelo envolvimento direto da população.

“Nós temos a determinação do prefeito David Almeida para manter a cidade limpa e saudável. As nossas equipes estão todos os dias nas ruas, mas não há cidade limpa sem a colaboração do povo. Um pneu jogado na rua pode virar foco de mosquito e trazer doenças graves. O descarte correto é uma questão de responsabilidade coletiva”, afirmou o secretário.

Além da coleta de pneus, a Semulsp vem intensificando ações integradas de educação ambiental e serviços de coleta agendada. Mais de 8,5 mil famílias já foram atendidas pela coleta de grandes objetos, com cerca de 22 mil itens recolhidos, como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados e entulhos.

A coleta seletiva porta a porta e os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) também apresentaram resultados expressivos, com mais de 20 mil toneladas de resíduos recicláveis recolhidos nos últimos meses.

Outra frente importante do trabalho da Semulsp é a conscientização da população. Em ações coordenadas por educadores ambientais, cerca de 70 mil pessoas já foram sensibilizadas sobre os perigos do descarte irregular e a importância do cuidado com o espaço urbano e o meio ambiente.

Denuncie e descarte certo

A Prefeitura de Manaus mantém canais para denúncias de descarte irregular e realiza agendamentos para recolhimento de grandes objetos. Jogar pneus e entulho nas ruas, além de crime ambiental, é uma ameaça direta à saúde da população.

“Queremos uma Manaus limpa, bonita e livre de doenças. Mas isso só é possível com a participação de todos. A cidade é nossa casa, e merece respeito”, reforçou Sabá Reis.

Canais de atendimento da Semulsp

Para a retirada de móveis, eletrodomésticos e outros resíduos de grande porte, a prefeitura disponibiliza  a Coleta Agendada de Grandes Objetos nos números (92) 98459-5618 e 98415-9563 (WhatsApp). Já o Disk-Limpeza funciona nos números (92) 98842-1202 e 98842-4738 (WhatsApp) para denúncias de descarte irregular, solicitações de limpeza pública e dúvidas gerais.

— — —

Texto – Dora Tupinambá/Semulsp

Fotos – Elane Azevedo/Semulsp 


Postagens relacionadas

Pré-candidato de Bolsonaro, delegado Pablo confirma apoio à professora Maria do Carmo como pré-candidata à vice-prefeita

Paulo Apurina

Com apoio da população e ação rápida da polícia, prefeito David Almeida anuncia recuperação parcial de bens de UBS assaltada

Paulo Apurina

Prefeitura de Manaus registra 20 ocorrências em razão de chuva com 74,2 milímetros nesta quinta-feira

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights