AMAZONAS BRASIL MANAUS

Cooperação internacional projeta experiência ambiental do TCE-AM em Angola

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) ampliou sua presença no cenário internacional e firmou um acordo de cooperação técnica com o Tribunal de Contas de Angola, voltado ao fortalecimento do controle externo e ao avanço de práticas de fiscalização ambiental.

A assinatura foi realizada pelo conselheiro do TCE-AM, Júlio Pinheiro, que também preside o Comitê Técnico de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Instituto Rui Barbosa e pelo presidente do Tribunal de Contas de Angola, Sebastião Domingos Gunza.

A parceria tem como base a atuação do Tribunal amazonense em auditorias ambientais e no desenvolvimento de mecanismos de controle preventivo ao longo de mais de duas décadas.

Para a conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins, a iniciativa amplia a atuação institucional em temas de interesse comum entre os órgãos de controle.

“A cooperação entre instituições de controle é fundamental para fortalecer a governança pública e ampliar a capacidade de resposta a temas que exigem atuação conjunta, como a agenda ambiental”, afirmou.

De acordo com o conselheiro e coordenador-geral da Escola de Contas Públicas do TCE-AM, Júlio Pinheiro, a iniciativa formaliza a atuação do Tribunal em cooperação internacional.

“Tivemos a satisfação de representar o nosso tribunal em Angola, fortalecendo esse intercâmbio institucional. Com isso, o TCE-AM cumpre a sua missão de, ao fazer o controle ambiental, exportar seu conhecimento e contribuir com uma iniciativa essencial para o país.”

O conselheiro também destacou que a parceria prevê troca de experiências entre as instituições. “Esse acordo será importante porque poderemos ajudar Angola a implantar o controle ambiental, ao mesmo tempo em que também aprendemos com essa troca.”

O acordo estabelece diretrizes para intercâmbio de informações, capacitação técnica e desenvolvimento de ações conjuntas. Entre os eixos estão o apoio à criação e implementação da Escola de Contas da instituição angolana, a elaboração de programas de formação e a modernização das práticas de fiscalização.

A cooperação prevê ainda o envio de técnicos do TCE-AM a Angola para atuação em auditorias ambientais, com foco inicial na área de resíduos sólidos.

A formalização ocorreu durante o encerramento das Jornadas Científicas que marcaram os 30 anos do Tribunal de Contas de Angola, com a participação de representantes de instituições de controle de diferentes países.

Texto: Adríssia Pinheiro
Foto: Tribunal de Contas de Angola
DICOM TCE-AM

Postagens relacionadas

Em Tapauá, governador Wilson Lima inaugura Núcleo de Estudos Superiores da UEA

Paulo Apurina

Em Belém, Conselhão fecha acordo para retomada do Bolsa Verde

Jamil Maciel

Prefeito David Almeida anuncia 2º Megafeirão de Empregabilidade em comemoração aos 50 anos do Sine

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights