BRASIL POLÍTICA

Lula reúne ministros para discutir estratégia para minerais críticos


Reunião está marcada para 10h e ocorre em meio ao avanço das discussões sobre uma política nacional do segmento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reúne nesta sexta-feira (10/6), no Palácio do Planalto, ministros, representantes do setor produtivo e especialistas para discutir a estratégia do governo federal para os minerais críticos e estratégicos. A reunião está marcada para 10h e ocorre em meio ao avanço das discussões sobre uma política nacional para o segmento, considerado essencial para a transição energética e para as cadeias industriais de alta tecnologia.

Participam do encontro o vice-presidente Geraldo Alckmin e integrantes da equipe ministerial, entre eles representantes da Casa Civil, Fazenda, Relações Exteriores, Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Minas e Energia, Planejamento, Gestão, Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente e Defesa. Também foram convocados o assessor especial da Presidência Celso Amorim e o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

A reunião contará ainda com pesquisadores da Escola Politécnica da USP (Poli-USP), da Universidade Federal do ABC (UFABC) e do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), além da participação da Vale, representada pelo vice-presidente executivo técnico da companhia, Rafael Bittar.

O Brasil detém as segundas maiores reservas mundiais de minerais críticos, atrás apenas da China, o que amplia o interesse internacional por parcerias e investimentos. Apesar disso, a China mantém a liderança global no processamento e refino desses materiais, etapa considerada estratégica para a cadeia produtiva.

O encontro ocorre enquanto o governo acompanha a tramitação, no Senado, do projeto que cria a Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos. A proposta já foi aprovada pela Câmara dos Deputados e prevê mudanças relevantes na governança do setor.

Pelo texto, será criado um conselho vinculado à Presidência da República com atribuições para definir projetos prioritários, estabelecer critérios para enquadramento de minerais estratégicos e analisar operações consideradas sensíveis, como a aquisição de ativos minerais por empresas estrangeiras e contratos de offtake, utilizados para garantir a compra futura da produção.

A proposta também abre espaço para que a regulamentação estabeleça mecanismos voltados à agregação de valor no país, incluindo exigências relacionadas ao beneficiamento dos minerais, rastreabilidade da produção, destinação dos insumos e ampliação das obrigações de informação por parte das empresas do setor.

Fonte: Correio Braziliense

Foto: Ricardo Stuckert  


Postagens relacionadas

“Em 2 anos, 13 milhões de brasileiros deixam de passar fome”, diz Instituto Fome Zero

Paulo Apurina

Enem 2026: Estudante do Pé-de-Meia é ‘isento da taxa de inscrição’

Paulo Apurina

Lula emite nota de pesar pela morte de Fuad Noman, prefeito de BH

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights