AMAZONAS POLÍTICA

Adjuto Afonso destaca crescimento do empreendedorismo no Brasil e reforça apoio às iniciativas no Amazonas

O deputado Adjuto Afonso (União Brasil), 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), durante a Sessão Plenária desta quarta-feira (16/04), destacou os números recordes no crescimento do empreendedorismo no Brasil, com foco nos microempreendedores individuais (MEIs) e micro e pequenas empresas. O parlamentar também reafirmou o compromisso das frentes que preside, a Frente Parlamentar Estadual de Apoio as Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Amazonas (Frempeei-AM) e a Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo do Estado do Amazonas (Frencoop-Am), com o fomento ao setor em todo o Estado. 

Os dados, divulgados pelo Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apontam que o país registrou mais de 1,4 milhão de novos pequenos negócios apenas no primeiro trimestre de 2025, sendo 78% deles MEIs. O número representa um aumento de 35% em relação ao mesmo período de 2024.

“O Brasil está se consolidando como uma nação empreendedora, e esse movimento também se reflete no Amazonas. É nosso papel, como parlamentar, criar mecanismos para fortalecer esse ambiente de negócios, desburocratizar processos e facilitar o acesso ao crédito”, destacou Adjuto Afonso.

Ainda segundo o Sebrae, o setor de serviços liderou a abertura de empresas no período, com 63,7% do total, seguido pelos setores de comércio e indústria de transformação. O Sudeste, Sul e Nordeste puxaram o crescimento regional, com destaque para São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro entre os estados com maior número de registros.

Durante seu pronunciamento, o deputado parabenizou o trabalho do Sebrae e defendeu que o fortalecimento do empreendedorismo precisa estar entre as prioridades das políticas públicas estaduais. Ele lembrou que o Brasil avançou duas posições no ranking global de empreendedores estabelecidos, pessoas à frente de negócios com mais de três anos de operação, superando países como Reino Unido, Itália e Estados Unidos.

“Esse avanço mostra o potencial do brasileiro para empreender, mesmo diante de desafios. No Amazonas, temos talentos e ideias que precisam apenas de oportunidade e apoio técnico. As frentes parlamentares que presido estão à disposição da população para ampliar essas oportunidades e fomentar o desenvolvimento econômico sustentável em todo o estado”, concluiu o deputado.

Adjuto Afonso tem se destacado como um dos principais defensores da pauta do empreendedorismo na Aleam, atuando em projetos voltados à qualificação, desburocratização e incentivo ao cooperativismo como estratégia de geração de renda e inclusão produtiva.

— — —

Texto – Danilo Boniek

Foto – Ney Xavier

Postagens relacionadas

Festival de Parintins 2025: “Toada do Milton” encerra programação celebrando a maior festa a céu aberto do mundo

Paulo Apurina

Em dois meses de funcionamento, Hospital Público Veterinário do Amazonas já realizou mais de 70 mil procedimentos

Paulo Apurina

Censo 2022 mapeou 8,5 mil localidades indígenas em todo o país. Amazonas tem 30%

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights