MANAUS MEIO AMBIENTE

Ageman está analisando Plano de Expansão do Esgotamento 2023-2045

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) deu início ao processo de análise do Plano de Expansão do Esgotamento Sanitário para a cidade de Manaus. A avaliação do plano está sendo feita pela Diretoria Técnica de Concessões, Obras e Saneamento do órgão regulador.

O Plano de Esgoto vai nortear as ações de expansão do serviço de esgotamento sanitário da capital até 2045.

Para o diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade Ferreira, a expansão do serviço de esgotamento sanitário da cidade vai assegurar benefícios de aspecto social, ambiental e econômico para a capital.

“São ações com resultados que perdurarão a longo prazo, desde a melhoria na qualidade das águas e recuperação natural dos igarapés com a diminuição do lançamento irregular do esgoto, passando pela geração de empregos diretos e indiretos, em decorrência das obras que serão executadas e das interligações dos domicílios à rede de esgoto, refletindo na melhoria da qualidade de vida da população e colocando Manaus em posições de avanço no ranking do saneamento do país”, afirmou ele.

A proposta foi elaborada pela concessionária Águas de Manaus, em cumprimento às obrigações previstas no contrato de concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Conforme o plano, para os próximos 11 anos, o serviço de esgotamento sanitário de Manaus deverá chegar a 90% de cobertura. A meta atende sobretudo ao Novo Marco Legal do Saneamento Básico.

Atualmente, Manaus disponibiliza o serviço para 26% da população, atendendo a 162 mil imóveis. Com o plano, os serviços de coleta, tratamento e destinação final dos resíduos estarão disponíveis para mais de 325 mil imóveis.

Até 2033, o plano prevê a implantação de aproximadamente 220 quilômetros de rede de esgotamento sanitário por ano, chegando ao patamar de mil quilômetros de extensão.

Hoje, o sistema de esgotamento sanitário da capital possui uma extensão de 816 quilômetros de rede de esgoto.

O plano prevê a implantação de 35 subsistemas de esgotamento, avançando pelas microbacias da capital.

Nesta semana, a proposta do Plano de Expansão do Esgotamento foi apresentada aos membros do Conselho Municipal de Regulação por representantes da concessionária. Após a conclusão da análise por parte da Ageman, o Plano de Esgoto será apresentado à sociedade, já no próximo semestre.

Fonte: Ageman

Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

Procuradoria da Mulher de Manicoré pede apoio ao presidente da Aleam, Roberto Cidade, para instalação de Delegacia da Mulher no município

Vilhena

Prefeitura de Manaus fiscaliza veículos de grande porte na avenida Djalma Batista

Jamil Maciel

FEI destaca importância da articulação das organizações indígenas

Vilhena
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights