AMAZONAS POLÍTICA

Amazonas é o estado mais competitivo do norte do país

Os dados são do Ranking de Competitividade dos Estados que avalia a gestão pública em 99 indicadores.

O Estado do Amazonas é o mais competitivo da Região Norte, segundo Ranking de Competitividade dos Estados elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). No Estado, a área da Segurança Pública foi a que mais apresentou avanços, com o crescimento de dez posições. Sustentabilidade ambiental e eficiência na máquina pública subiram 5 posições em relação a 2022.

O Amazonas exibiu o maior avanço de posição no pilar de segurança pública, com salto de 10 colocações, passando da 24ª para 14ª posição. O Estado amazonense apresentou melhora relativa nos indicadores de Déficit Carcerário (+5 posições), Atuação do Sistema de Justiça Criminal (+1) e Mortalidade no Trânsito (+1), além de ocupar posição favorável no novo indicador de Violência Sexual (2ª posição).

Em sustentabilidade ambiental, o Amazonas subiu 5 posições e ocupa a 10ª colocação. O destaque apontado no relatório vai para as ações de combate ao desmatamento. Já em relação à eficiência da máquina pública, que também subiu 5 posições e ocupa 7º colocação o destaque é para a Produtividade dos Magistrados e Servidores do Judiciário.

O principal índice do estado é a Inovação, que ocupa a 5ª colocação no geral e se destaca a oferta de bolsas de estudo para mestrado e doutorado no qual o Amazonas é avaliado como o melhor do país.

O governador Wilson Lima comentou o resultado em suas redes sociais. “Somos o estado mais competitivo do norte do país. Essa classificação é importante para atrair novos investimentos, gerando emprego e renda para nosso povo. Isso é trabalho que transforma”.

No Ranking estadual, São Paulo segue na 1ª colocação, Santa Catarina na 2ª e Paraná na 3ª. Enquanto os Estados do Sudeste, Sul e Centro-Oeste concentram-se na metade superior do Ranking, os do Norte e Nordeste estão no centro. O Estado do Amazonas subiu duas posições e ocupa a 14ª colocação. O estado segue na liderança da região Norte e é o 3º entre os estados do Norte e Nordeste, parecendo no relatório como destaque regional.

No Relatório são avaliados 99 indicadores considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos Estados brasileiros divididos em 10 pilares: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.

O Ranking de Competitividade dos Estados tem como objetivo principal alcançar um entendimento mais profundo e abrangente das 27 unidades da federação, trazendo para o público uma ferramenta simples e objetiva para pautar a atuação dos líderes públicos brasileiros na melhoria da competitividade e da gestão pública dos seus Estados.

Fonte: Real Time

Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

“Sonho realizado”, diz Lula sobre obras da transposição

Jamil Maciel

Prefeitura de Manaus promove audiência pública para ouvir motociclistas que trabalham em transporte por aplicativo

Jamil Maciel

Lula parabeniza Trump pela vitória nas presidenciais norte-americanas

amazonaspix@gmail.com
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights