SAÚDE

Amazonas recomenda dose de reforço de vacina contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos

Campanha de bebês a menores de 5 anos sem comorbidades segue de forma escalonada

O Amazonas recomenda a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em crianças com idade de 5 a 11 anos a partir desta sexta-feira (07/01). A orientação consta na Nota Informativa Conjunta nº X/2023, disponível no site da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), em: https://bit.ly/3vFYnwR .

A dose de reforço de vacina contra a Covid-19 é ferramenta importante para conter o avanço do novo coronavírus na população, já que representa o fortalecimento da imunidade conferida pelas vacinas ao longo do tempo. A dose de reforço recomendada para crianças de 5 a 11 anos deve ser aplicada a partir de 4 meses após a aplicação das doses do esquema primário básico (Dose 1 e Dose 2).

O imunizante utilizado para a aplicação da dose de reforço nesse grupo etário é o do fabricante Pfizer, formulação pediátrica (frasco de tampa laranja). “As crianças devem receber essa dose de reforço para que haja aumento da proteção individual e coletiva, já que, as crianças podem, além de adoecer, transmitir o vírus para as pessoas que estão próximas”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Conforme orientação do Ministério da Saúde, as crianças de 5 a 11 anos podem tomar a dose de reforço sem necessidade de tempo de intervalo para a aplicação de outros tipos de vacina. É imprescindível também que as crianças estejam acompanhadas de pais ou responsáveis no posto de vacinação.

Bebês e crianças sem comorbidades

Está em andamento a campanha de vacinação para crianças sem comorbidades de 6 meses a menores de 5 anos de idade. A Nota Informativa Conjunta 001/2023/SES-AM-FVS-RCP, orienta que as secretarias municipais de saúde, que são responsáveis pela operacionalização das campanhas de vacinação, realizem a vacinação de forma escalonada seguindo o seguinte cronograma: iniciando com o grupo etário de 6 meses a menores de 1 ano; seguindo com crianças de 1 ano a menores de 3 anos. Em seguida, crianças de 3 anos e, depois, 4 anos de idade.

FOTO: Arquivo/FVS-RCP

Postagens relacionadas

Ministério da Saúde abre consulta pública sobre remédio contra covid

Paulo Apurina

Universidade Nilton Lins promove ação especial em alusão ao “Outubro Rosa”

Paulo Apurina

Prefeitura de Manaus convoca beneficiários do ‘Auxílio Brasil’ para acompanhamento médico pendente

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights