AMAZONAS EDUCAÇÃO

Amazonas tem mais de 46 mil vagas para novos alunos da educação de jovens e adultos em 2023

Os novatos poderão realizar a matrícula on-line a partir desta sexta-feira (20/01)

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, ofertará este ano 46 mil vagas para Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade disponibilizada em 190 escolas, da capital e do interior. As matrículas para a EJA iniciam nesta sexta-feira (20/01) e poderão ser realizadas até a próxima segunda-feira (23/01), por meio do site oficial de matrículas, disponível pelo link https://matriculas.am.gov.br/.

A nova EJA, ofertada pela secretaria nas escolas estaduais do Amazonas, tem por objetivo oportunizar o acesso à educação a pessoas que se distanciaram da escola antes de finalizarem os estudos na Educação Básica, que compreende os ensinos Fundamental e Médio.

A EJA está disponível em 65 escolas de Manaus e em 129 escolas nos 60 municípios do Estado. Para se matricular na modalidade da EJA, é preciso que a pessoa interessada tenha a partir de 15 anos, para o Ensino Fundamental, e a partir de 18 anos para o Ensino Médio.

Com o objetivo de tornar a modalidade mais atrativa, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto reformulou a EJA. A mudança ocorreu no tempo de duração do ano letivo, que antes durava um ano, e agora é de seis meses.

De acordo com a diretora do Departamento de Programas e Projetos Educacionais (Deppe), da secretaria de educação, Adriana Antonaccio, o tempo reduzido proporcionou a aceleração do processo de formação.

“A EJA é uma grande oportunidade para os estudantes conseguirem a tão sonhada formação em um tempo mais curto. Nós temos muitas escolas com vagas disponíveis para EJA. Na capital, são mais de 21 mil vagas e no interior 25 mil”, destacou Adriana.

Matrícula

Após a reserva da vaga no site, o estudante precisa se dirigir até a unidade de ensino escolhida e confirmar presencialmente a matrícula, portando os documentos necessários, como: diploma, certificado ou declaração da última modalidade que cursou, transferência, comprovante de residência, RG e Cadastro de Pessoa Física (CPF).

FOTOS: Euzivaldo Queiroz e Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto

Postagens relacionadas

Embaixada dos EUA oferece curso de inglês para indígenas

Paulo Apurina

Festa de Nossa Senhora Aparecida 2023 celebra 80 anos da paróquia, em Manaus

Paulo Apurina

Prefeitura de Manaus realiza a terceira etapa da Formação em Gestão Educacional

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights