O deputado Amom Mandel entrou para a comissão externa responsável por acompanhar e monitorar a conclusão de obras públicas paralisadas e inacabadas no país
O Amazonas tem 292 obras públicas federais deixadas em situação de abandono. Os dados são do Tribunal de Contas da União (TCU) e se referem ao balanço finalizado em 2022, ainda sob o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
As informações do levantamento mostram que, em todo o país, há 8.674 obras públicas paradas. Isso representa R$ 6,88 bilhões em recursos públicos destinados a beneficiar a vida do cidadão, mas que não tiveram conclusão.
Educação representa 60%
Mais de 60% dos projetos inacabados no Amazonas eram para a área de Educação, e 18,49% do quantitativo equivale a obras desconhecidas. Os três municípios com mais construções públicas paradas são Manaus (21); Autazes (18) e Jutaí (14).
Os setores de Esporte, Turismo, Saneamento e Saúde também foram afetados pelas paralisações.
Comissão vai fiscalizar obras paradas no país
O motivo para a interrupção das obras será alvo de fiscalização de uma comissão da Câmara dos Deputados.
O deputado federal Amom Mandel (Cidadania) é um dos 15 integrantes do grupo, que deve percorrer o país para apurar o assunto.
“A partir de agora, passarei a ser o responsável direto por fiscalizar obras com verba federal no país”, disse o deputado, em postagem no Twitter.
Há algumas semanas, o parlamentar já havia tratado sobre o tema ao se referir a atrasos em obras da Prefeitura de Manaus na construção de creches.
Em conversa por telefone com o RealTime1, a assessoria do deputado disse que a comissão deve se reunir, nos próximos dias, para definir o roteiro de fiscalizações pelo país.