SAÚDE

Ambulatório de Diversidade da Policlínica Codajás recebe visita de representante do Ministério da Saúde para uma roda de conversa

Com o tema “Qual a Importância da Habilitação do Ambulatório? ”, foram discutidos tópicos relacionados a melhoria do acesso e ampliação dos serviços

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Policlínica Codajás, recebeu na quarta-feira (25/10), a diretora da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Flávia Bonsucesso Teixeira, para uma roda de conversa, juntamente com servidores e usuários LGBTQIAPN+ no setor de Diversidade e Gêneros Sexuais.

Com o tema “Qual a Importância da Habilitação do Ambulatório? ”, foram discutidos tópicos relacionados a melhoria do acesso, ampliação dos serviços, fortalecimento da política de saúde integral para o público LGBT+ e a disponibilidade de insumos para o processo transexualizador.

A diretora conheceu as atuais instalações do ambulatório e em seguida, no Auditório Raimunda Souza Mendes, conversou com os servidores e usuários LGBTQIAPN+, que puderam tirar dúvidas e também apresentar algumas solicitações à gestora de saúde.

“Venho desde março de 2023 realizando visitas aos estados, que de alguma forma organizam serviços de atenção especializada e Manaus deu essa resposta ao Amazonas com o Ambulatório. Então cheguei para conhecer e discutir juntos, para darmos o próximo passo da apresentação da documentação para habilitação”, destacou a doutora.

A diretora do Ministério da Saúde disse ainda que espera que em 2024, já esteja em vigência a política de atenção especializada para a população LGBTQIAPN+ na unidade de saúde, tornando assim, oficialmente a rede de cuidado do estado do Amazonas e ambulatório de referência para o Governo Federal.

“Outro mundo já está sendo construído e vamos lutar por esse mundo, o que pudermos fazer de melhor será feito, para recuperar um atraso de pelo menos 20 anos destas melhorias”, ressaltou Flávia.

Frequentando a unidade a poucos meses, a mulher trans, Karen Silva, de 45 anos, conta que se sente acolhida no ambulatório e que a roda de conversa traz mais esperança.

“Foi maravilhoso ouvir ela, nossos especialistas e também depoimentos de colegas sobre tudo que passamos em nosso dia-a-dia. Espero que a partir de agora essa união do Governo estadual e federal possa trazer mais políticas públicas para nossa comunidade”, pontua Karen.

Para a coordenadora do Ambulatório LGBT, ginecologista Dária Neves, as impressões de toda apresentação feita à representante sobre o trabalho desenvolvido na unidade são as melhores, com o atendimento multidisciplinar.

“Isso é garantia dos direitos humanos, o direito à saúde, o direito ao SUS para a população LGBT, principalmente a população trans e intersexo, que frequentam nossa unidade. Então estamos confiantes na habilitação, pois temos tudo que a portaria de saúde exige, para o bom funcionamento”, finalizou.

Sobre o Ambulatório

Completando este mês seis anos de existência, o Ambulatório de Diversidade Sexual e Gêneros da Policlínica Codajás possui, atualmente, cerca de 900 usuários cadastrados fixos, que mensalmente fazem consultas e exames com uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, ginecologistas, endocrinologistas, técnicos e enfermeiros e assistentes sociais.

Além das consultas, atualmente o local também está atendendo com o serviço “PrePTrans” o Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) para indivíduos transexuais e não binários do estado do Amazonas. Os serviços funcionam de porta aberta e estão disponíveis de segunda à sexta, das 7h às 17h, dentro da unidade.

Fonte: SES-AM

Foto: Islania Lima

Postagens relacionadas

Prefeitura de Manaus implementa leitura automatizada de exames parasitológicos, de forma pioneira no país

Paulo Apurina

Prefeitura de Manaus promove programação de Natal para os idosos da FDT

Jamil Maciel

Prefeitura de Manaus oferta vacinação contra Covid-19 em nove pontos neste sábado, 21/10

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights