Avion Express Brasil é subsidiária de empresa do grupo Avia Solutions
Uma nova companhia aérea promete começar a operar no Brasil até o fim de março próximo. A Avion Express Brasil, subsidiária da empresa de mesmo nome pertencente ao grupo irlandês Avia Solutions, recebeu, nesta sexta-feira (28), autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para oferecer um modelo operacional inédito no país: a prestação de serviços para outras companhias do setor.
O serviço que a controladora da Avion Express Brasil oferece em outros países é conhecido pela sigla ACMI (do inglês, aeronave, tripulação, manutenção e seguro). Neste formato, a empresa contratada arrenda a outras companhias – por um período pré-determinado – não só aeronaves, mas também pilotos e comissários, além de responder pela manutenção dos aviões e pagamento de seguros. A contratante, por sua vez, se encarrega da comercialização das passagens e arca com os custos operacionais, como combustível, taxas aeroportuárias e outras tarifas.
“Esse modelo de negócio possibilita otimizar a capacidade das companhias aéreas, permitindo que [estas] ampliem suas operações temporariamente em períodos de alta demanda, como férias e eventos especiais, além de garantir a continuidade do serviço em casos de indisponibilidade de aeronaves”, explicou a Anac, em nota.
Avion Express Brasil obtém AOC
A Avion Express Brasil, uma subsidiária integral da Avion Express e parte do Avia Solutions Group, obteve com sucesso seu Certificado de Operador Aéreo (AOC) da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) do Brasil. Este marco marca o lançamento oficial do primeiro operador dedicado ACMI (Aircraft, Crew, Maintenance, and Insurance) no Brasil, fortalecendo ainda mais a posição da Avion Express como líder global em soluções ACMI.
Com a aprovação do AOC em vigor, a Avion Express Brasil está pronta para iniciar as operações comerciais no primeiro trimestre de 2025, implantando até 10 aeronaves da família Airbus A320 até o final do ano. A empresa planeja escalar sua frota para 25 aeronaves até 2027/2028 para atender à crescente demanda por soluções de capacidade eficientes na América Latina.
Expansão estratégica na América Latina
A Avion Express há muito tempo reconhece o potencial da América Latina como um mercado-chave de crescimento. A empresa estabeleceu com sucesso uma parceria de longo prazo no México e recentemente iniciou operações na Argentina. Darius Kajokas, CEO da Avion Express, diz que o Brasil, um dos maiores mercados de aviação da região, representa um próximo passo natural e estratégico nessa expansão:
“A Avion Express Brasil AOC representa um passo significativo para as soluções ACMI, pois abre um novo mercado e introduz soluções inovadoras para gerenciamento de capacidade para companhias aéreas. Somos profundamente gratos à ANAC por reconhecer o valor dessa expansão e por apoiá-la. Com a indústria da aviação vivenciando mudanças cíclicas de demanda, nossas soluções ACMI fornecerão às companhias aéreas brasileiras a flexibilidade de que precisam para otimizar suas operações. Estamos confiantes de que nossos serviços ajudarão a preencher lacunas de capacidade, mantendo os mais altos padrões de eficiência e confiabilidade.”
Enfrentando os desafios da demanda sazonal
O modelo de negócios ACMI é projetado para ajudar as companhias aéreas a gerenciar flutuações sazonais e desafios operacionais. Mudanças sazonais e números variáveis de passageiros são fatores-chave que destacam o valor e a eficiência das soluções ACMI.
“As soluções ACMI são estrategicamente projetadas para atender às demandas de alta temporada de viagens, permitindo que as companhias aéreas adicionem ou removam aeronaves de suas frotas conforme necessário, proporcionando flexibilidade para se adaptar às flutuações do mercado e à sazonalidade”, enfatizou Esteban Jauregui Lorda, CEO da Avion Express Brasil.
“Olhando para 2025, espera-se que os setores de turismo e aviação do Brasil continuem crescendo. Apoiada pelo investimento do Avia Solutions Group, a Avion Express Brasil está pronta para atender às necessidades das companhias aéreas. Com nosso AOC garantido, estamos prontos para fornecer às companhias aéreas brasileiras soluções de capacidade confiáveis e econômicas, ajudando-as a gerenciar tanto a demanda de pico quanto as mudanças de mercado perfeitamente.”, – acrescenta o CEO da Avion Express Brasil.
Um líder global em operações ACMI
Especializada em operações de ACMI de fuselagem estreita, a Avion Express e a Avion Express Malta agora operam uma frota de mais de 50 aeronaves da família Airbus A320, atendendo às principais companhias aéreas do mundo, incluindo Eurowings, Flybondi, KM Malta, SunExpress, Transavia, Viva e muitas outras. A Avion Express é membro da Latin American and Caribbean Air Transport Association (ALTA), demonstrando ainda mais seu comprometimento com a região.
Como parte do Avia Solutions Group – o maior grupo de empresas de serviços ACMI do mundo – a Avion Express se beneficia de uma rede global robusta. O Avia Solutions Group opera uma frota de mais de 200 aeronaves e fornece uma ampla gama de serviços de aviação, incluindo manutenção e reparo de aeronaves, treinamento de pilotos e tripulações e assistência em solo.
Também em nota, a Avion Express celebrou a obtenção do Certificado de Operador Aéreo (COA) – documento que comprova que, após se submeter ao processo de certificação da agência reguladora, a empresa recebeu autorização para operar em território brasileiro.
Anac certifica nova empresa aérea com proposta inovadora no Brasil
Modelo ACMI possibilita ampliar oferta de voos com otimização da gestão da demanda
Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) acaba de certificar nova empresa aérea para operar no Brasil, a Avion Express, que traz uma inovação para o mercado. A companhia atuará exclusivamente no fornecimento de soluções para a aviação comercial, por meio do modelo ACMI (Aircraft, Crew, Maintenance and Insurance ou, em português, Aeronave, Tripulação, Manutenção e Seguro).
Nesse formato de contratação, a empresa fornece aeronave, tripulação (pilotos e comissários), manutenção e seguros para um operador aéreo contratante, responsável pela comercialização das passagens e pelos custos operacionais adicionais, como combustível, taxas aeroportuárias e tarifas de navegação aérea. Esse modelo de negócio possibilita otimizar a capacidade das companhias aéreas, permitindo que ampliem suas operações temporariamente em períodos de alta demanda, como férias e eventos especiais, além de garantir a continuidade do serviço em casos de indisponibilidade de aeronaves.
Para os passageiros, a chegada desse novo modelo significa mais opções de voos e assentos. As empresas ganham mais flexibilidade e capacidade de operação, sem expandir sua frota própria. Assim, o ACMI contribui para um setor mais dinâmico e eficiente.
A certificação da Avion Express reforça o compromisso da Anac com o crescimento e a modernização do setor aéreo brasileiro, incentivando modelos inovadores que aumentam a competitividade do mercado e possibilitam mais oportunidades de viagens aos passageiros.
Assessoria de Comunicação Social da Anac
“Com a aprovação do certificado, já em vigor, a Avion Express Brasil está pronta para iniciar as operações comerciais no primeiro trimestre de 2025, implantando até dez aeronaves da família Airbus A320 até o final do ano”, informou a controladora da subsidiária brasileira, revelando ter planos para chegar a 25 aeronaves até 2028.
Operação
Ainda de acordo com a Avion Express, o início da operação brasileira “representa um passo significativo para as soluções de ACMI” na América Latina, região que o grupo reconhece como “um mercado chave em crescimento” e com muito potencial”. Razão pela qual, recentemente, a Avion Express estabeleceu parcerias no México e na Argentina.
“Com o setor de aviação experimentando mudanças cíclicas de demanda, nossas soluções [em ACMI] fornecerão às companhias aéreas brasileiras a flexibilidade de que precisam para otimizar suas operações. Estamos confiantes de que nossos serviços ajudarão a preencher as lacunas de capacidade, mantendo os mais altos padrões de eficiência e confiabilidade”, comentou, na mesma nota, o executivo-chefe Darius Kajokas.
Desde meados do ano passado, a subsidiária brasileira da Avion Express é comandada pelo engenheiro argentino Esteban Jauregui Lorda, que já atuou na colombiana Avianca; na brasileira Gol e na Aerolíneas Argentinas, onde começou sua carreira no setor. A sede da companhia fica em Indaiatuba, no estado de São Paulo.
Via Jornal do Commercio AM