OPORTUNIDADE

Após encerramento de pré-cadastro, Amazonas Meu Lar inicia fase de diagnóstico

Programa teve 162 mil cadastros na primeira etapa que encerrou na última quarta-feira (11/10)

O Programa Amazonas Meu Lar encerrou o pré-cadastramento, recebendo 177.604 inscrições – 106.040 pelo aplicativo SASI e 71.564 pelo site www.amazonasmeular.am.gov.br. Dessas, 15.477 não estavam aptas para análise da próxima fase por apresentarem inconsistências de dados, fechando em 162.127 os pré-cadastrados nessa primeira etapa do processo que, agora, seguirá para a fase de diagnóstico, cruzamento e validação de documentação.

Criado pelo governador Wilson Lima, o Amazonas Meu Lar é o maior programa habitacional da história do Estado. É coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). E é executado pela Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgãos vinculados à Sedurb, além da Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect), responsável pela regularização fundiária.

A meta é oferecer 24.044 soluções de moradia, das quais, 22.043 serão unidades habitacionais construídas. Além disso, o programa prevê a regularização fundiária de 33 mil imóveis.

Todos os pré-cadastrados participantes da primeira etapa receberam um número de protocolo, via e-mail, por meio do qual poderão consultar no site e no aplicativo seu status no programa. O secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, explica que nem todos os 162.127 pré-cadastrados estão aptos a participar do programa.

“O sistema, agora, está fazendo o cruzamento de dados, uma espécie de filtro, e é possível que esse número reduza ainda mais, porque poderemos encontrar outras inconsistências, como é o caso de inscrições de pessoas de um mesmo núcleo familiar. Nesse caso, vamos ter que considerar somente uma inscrição, para que possamos dar oportunidade a todos que precisam”, ressaltou.

Nessa nova etapa, destaca Campêlo, inicia a fase de diagnóstico e definição do número de cadastros validados e aptos a participar do programa, considerando os critérios estabelecidos no Decreto Estadual 47.990, de 28 de Agosto de 2023.

Ainda para efeito de diagnóstico e seleção, será feito o cruzamento dos dados cadastrados com outros sistemas, como o Cadastro Único (CadÚnico) e o Cadastro Nacional de Mutuários (Cadmut), ambos do Governo Federal. O CadÚnico aponta a situação das famílias que recebem benefícios do Governo Federal, ajudando a definir a situação de vulnerabilidade social, e o Cadmut mostra se a pessoa já tem imóvel financiado.

O Governo do Amazonas planeja encerrar a fase de diagnóstico até o fim de outubro. Nesse período também está sendo aguardada a publicação de uma nova Portaria conjunta entre Sedurb e a Suhab sobre as condições para a concessão do subsídio estadual “Entrada do Meu Lar”, por meio do qual o governo vai auxiliar no pagamento da entrada, para os pretendentes de unidade habitacional financiada.

Fonte: UGPE

Foto: Tiago Correa

Postagens relacionadas

Sine Amazonas divulga 145 vagas de emprego para esta segunda-feira

Paulo Apurina

Em 500 dias de gestão David Almeida, prefeitura impacta na criação de mais de 30 mil empregos em Manaus

Paulo Apurina

Sine Amazonas divulga 87 vagas de emprego para esta sexta-feira

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights