Rei do Futebol esteve no hospital para retirada de um tumor no intestino, e foi acompanhado de perto desde 31 de agosto
Pelé deverá receber alta nesta quinta-feira (30), depois de ficar um mês internado no hospital por causa da descoberta de um tumor no cólon direito. Perto de completar 81 anos (em 23 de outubro), ele precisou de quase 30 dias para se recuperar, reagiu bem ao tratamento após alguns dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e espera poder sair de lá andando.
Ele passou por uma cirurgia e dará continuidade ao tratamento em casa. As duas últimas semanas foram de tranquilidade para os médicos e enfermeiros que o assistiam dia e noite. Pelé sempre tem acompanhante no quarto – ou sua mulher, Márcia Aioki, ou sua filha Kely Nascimento, que volta ainda nesta semana para os Estados Unidos depois de ver o pai bem, recuperado e feliz.
Pelé deverá ficar em sua casa no Guarujá. O Rei do Futebol não vai retomar nenhuma atividade por enquanto, mas sua saúde já lhe permite ao menos ver a agenda de compromissos. Em casa, vai continuar postando nas redes sociais, celebrando momentos da vida e da carreira e cumprimentando pessoas importantes para ele, como fez recentemente com Lionel Messi.
No post para Messi, o próprio Pelé disse estar atrasado, mas que não queria deixar passar em branco a troca de cidade e clube do craque argentino, do Barcelona para o Paris Saint-Germain. “Desculpe se estou atrasado. Porém, eu não queria deixar passar a chance de te dar os parabéns por mais um recorde superado no início deste mês. O seu talento para jogar bola é incrível. Espero que você conquiste muito mais ainda, ao lado dos meus amigos Mbappé e Neymar.”
Coube à filha Kely Nascimento, do casamento de Pelé com Rose quando ele ainda atuava pelo Santos, o trabalho de informar ao mundo pelas redes sociais do pai sua condição clínica após a cirurgia. Depois de autorizada pelo próprio Pelé, e também com o aval dos médicos que o assistem desde o dia 31 de agosto, ela passou a publicar posts com do pai no hospital, com fotos e vídeos, e relatando seus pequenos ganhos diários no tratamento.
Até mesmo quando Pelé teve de dormir uma noite na UTI depois de já ter ido para o quarto, ela publicou dando notícias de que a recuperação de qualquer paciente tem momentos bons e outros nem tanto. Pelé assina os posts e fala também na primeira pessoa. Fez questão de agradecer o carinho dos que se preocuparam com ele e lhe enviaram mensagens.
No dia 23 de outubro, ele vai completar 81 anos. Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, talvez Pelé consiga fazer aquilo de que mais gosta: reunir a família ao seu redor em grandes almoços, com a casa cheia.
Quando ficava nas concentrações, Pelé gostava de jogar sinuca e de desafiar as cordas do violão com suas canções. Estava sempre dedilhando alguma coisa. “Esses últimos dez dias, eu adorei poder compartilhar com vocês todas as fotos do meu pai se recuperando no hospital”, escreveu Kely em uma de suas postagens. Revezando-se com Márcia nos cuidados a Pelé, Kely até aprendeu a jogar tranca com o pai.
Nesta semana, Pelé pintou os cabelos, escondeu os fios brancos e aparou a barba para voltar para casa. Fez ainda questão, sempre que pôde, de agradecer aos enfermeiros que cuidaram dele, autorizando a publicação de suas fotos nas redes sociais. Pelé vai retomar a vida e continuar o tratamento do tumor fora do hospital.
Fonte: R7
Foto: Divulgação