A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), acompanhou, nesta quinta-feira, 9/2, a abertura da primeira noite de programação do “Carnaval do Povão”. Uma estrutura foi montada na alameda Alphaville, bairro Novo Aleixo, zona Norte de Manaus.
Aproximadamente 2 mil pessoas acompanharam as primeiras apresentações. O bloco da Boca do Macaco fez a abertura do desfile levando foliões para a avenida. O bloco das Virgens também fez a estreia. Cada participação teve duração de 40 minutos.
“O Carnaval do Povão veio para resgatar e fortalecer o Carnaval de rua, que tem a sua importância para os bairros da cidade. É uma verdadeira vitrine para grandes talentos carnavalescos”, disse a vice-presidente da Manauscult, Oreni Braga.
Nesta sexta-feira,10/2, inicia o desfile oficial das escolas de samba do Grupo Experimental, com as apresentações das agremiações: Gres do Amor, que abre o desfile às 20h. Em seguida, é a apresentação da Gres União Leste, às 20h40. A terceira escola a desfilar é a Gres Mocidade da União, às 21h20, seguida da Gres Império do Cajual, às 22h. A Gres Acadêmicos do Rio Negro fecha as apresentações a partir das 22h40.
No domingo, às 14h, os foliões vão conhecer a agremiação campeã, que sobe para o Grupo de Acesso B das Escolas de Samba de Manaus.
Programação Gratuita
Após a apuração das apresentações, a população vai poder acompanhar shows gratuitos de artistas locais, como Fabiano Neves, Israel Paulain, David Assayag, Grupo a Toada, Canto da Mata, Júnior Paulain, Sebastião Júnior e muito mais.
Carnaval do Povão
O “Carnaval do Povão”, projeto criado pelo Instituto de Inovação Desportiva e Cultural da Amazônia (Idama) e União das Escolas de Samba do Estado do Amazonas (Uesam), vai dar a oportunidade do primeiro desfile para cinco novas agremiações que compõem o “Grupo Experimental”.
Após três anos sem competição por conta da pandemia de Covid-19, o Carnaval Oficial de Manaus volta à normalidade. Atualmente, somente oito escolas de samba fazem parte do Grupo Especial, já no Grupo de Acesso “A e B”, são 18 agremiações e, agora, com o “Grupo Experimental”, serão cinco novas, somando um total de 31 desfiles de escolas de samba.
Estrutura
O evento possui uma estrutura montada semelhante à usada no Centro de Convenções de Manaus, o sambódromo, durante o desfile das escolas de samba do grupo especial. No espaço, há arquibancadas para os foliões acompanharem os desfiles; área restrita para os jurados que vão avaliar e pontuar as agremiações; e camarote para convidados e autoridades. Além disso, há uma praça de alimentação para o público prestigiar a culinária local, além de playground infantil.