AMAZONAS

Assembleia Legislativa do Amazonas promove Roda de Conversa sobre saúde mental aos servidores

Na próxima terça-feira (24), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) promove, por meio de uma parceria entre a Diretoria de Assistência Social e Diretoria de Saúde,  Roda de Conversa sobre saúde mental, por conta do Janeiro Branco, campanha que tem o objetivo de chamar atenção sobre a importância dos cuidados com a saúde mental na vida das pessoas.

“A Vida Pede Equilíbrio” é o tema da Roda de Conversa, que ocorrerá no Auditório Cônego de Azevedo, das 9h às 11h, com a presença dos psicólogos da Aleam para discorrer sobre saúde mental aos servidores da Casa.

O objetivo da atividade é levar informações sobre a importância do cuidado com a saúde mental, assim como debater a possibilidade de prevenir a doença.  O intuito também é trabalhar pontos que levem o servidor a buscar o equilíbrio nas diversas áreas da vida para o combate a depressão; ansiedade e variadas síndromes que adoecem a mente.

De acordo com a diretora de Assistência Social, Jandira Moura, a iniciativa de realizar a Roda de Conversa partiu da necessidade, observada ainda no início da pandemia, de tratar o tema junto  aos servidores da Assembleia.

“Percebemos que desde o período mais crítico e até mesmo no menos crítico da pandemia, o adoecimento mental dos servidores por conta de perdas; do luto e situações familiares diversas acabavam por refletir negativamente no ambiente de trabalho. Por isso, a gente traz  para esta atividade o debate sobre a questão do equilíbrio mental”, explicou Jandira, lembrando que o Amazonas de maneira geral, e Manaus em especial, viveram três ondas de grande número de pessoas infectadas que necessitaram de internação hospitalar e inúmeras mortes pela doença.

O diretor de Saúde, médico Arnoldo Andrade, explica que a Mesa Diretora  sabe da importância da promoção de atividades que melhorem a saúde mental na rotina de trabalho, pois é onde os trabalhadores passam grande parte de seu dia, gerando impacto na qualidade de vida. “As consequências podem comprometer a qualidade de vida do indivíduo, impedindo que a pessoa desenvolva atividades rotineiras de maneira prática e eficaz”, apontou o médico.

Para participar da Roda de Conversa não é necessário a realização de inscrição.

Janeiro Branco

Janeiro é o primeiro mês do ano, que inspira as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, das suas relações, dos sentidos que possuem, do passado que viveram e dos objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia.

O Janeiro Branco é uma campanha de conscientização do cuidado com a saúde mental, marcando o primeiro mês do ano. A escolha não é por acaso: o início de um novo ano pode gerar ou aumentar a ansiedade, seja pela frustração de não ter cumprido metas do ano anterior, ou pelo anseio por mudanças.

O Brasil está no 11º lugar do ranking de países mais ansiosos do mundo, com 13,2 milhões de pessoas com algum transtorno de ansiedade.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) uma em cada quatro pessoas sofrerão com algum transtorno mental durante a vida.

A cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco” sobre as quais podemos projetar escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e as quais desejamos concretizar.

Via Dircom Aleam

Postagens relacionadas

HPS João Lúcio pede ajuda para localizar familiares de paciente internado sem identificação

Paulo Apurina

Governo do Amazonas abre edital de credenciamento para o Promove

amazonaspix@gmail.com

TCE-AM protagoniza debates sobre obras e meio ambiente no Sinaop 2025

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights