AMAZONAS POLÍTICA

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza cerimônia de entrega do III Prêmio Nestor Nascimento

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, realizou na manhã desta sexta-feira (12), a Cerimônia de Entrega do III Prêmio Nestor Nascimento, no Auditório Belarmino Lins.

O prêmio é uma ação de reconhecimento aos movimentos e personalidades engajadas nas ações voltadas para a igualdade racial e a luta antirracista. A premiação é feita através de indicações de pessoas premiadas em edições anteriores.

Segundo a coordenadora do prêmio e do Programa Educando pela Cultura, a pedagoga Jacy Braga, o prêmio Nestor Nascimento é um símbolo de resistência da luta pela igualdade racial. “Para a comunidade negra um prêmio dessa envergadura é um símbolo do não esquecimento da causa e impede o apagamento da história de homens e mulheres que se dedicam à causa e ao resgate histórico do povo preto”, explicou, acrescentando que o prêmio será objeto de um Projeto de Resolução Legislativa (PRL) para se tornar um prêmio permanente no calendário de eventos da Casa.

A deputada estadual Therezinha Ruiz (PSDB) destacou a cerimônia como um motivador da causa. “Este é um momento de trabalharmos o segmento social porque este prêmio é um motivador da causa”, definiu.

A diretora da Escola do Legislativo, Geanne Valente, citou a cultura como um dos tripés da Escola e destacou prêmio como parte do programa Educando pela cultura, que está concorrendo ao prêmio Assembleia Cidadã na categoria Projetos Especiais.

Os agraciados desta 3ª edição do Prêmio foram:

Alberto Jorge Silva Oba Méji – Preservação da Fé nas Religiões de Matriz Africana e Combate à Intolerância Religiosa;

Profª. Esp. Francimar dos Santos Júnior – Luta no Feminismo Negro;

Profª. Dra. Renilda Aparecida Costa – Respeito, Visibilidade, Resgate Histórico e Luta contra o Racismo;

José Carlos Bonates (Kaka Bonates) – Promoção de Atividades Afro-culturais e Educativas;

Prof. MsC. Vinicius Alves Rocha – Promoção do Protagonismo Negro;

Prof. MsC. Ygor Olinto Rocha Cavalcante – Produção Acadêmica, Produção Literária e Estudos sobre a Presença Negra no Amazonas;

Graça Soares Prola – Gestão em Direitos Humanos, com ênfase à Igualdade Racial.

Além da entrega do prêmio, foram entregues também Certificados de Menção Honrosa para o Arcebispo de Manaus D. Leonardo Ulrich Steiner – Paróquia de São Geraldo e Pastoral do Migrante pelos 10 anos de Apoio à Imigração da População Haitiana; Sissi Rolim e Fefa Carmin – Sinézio Rolim e Fernado Carmin, pelo Cenário Cultural Musical com vistas a Ritmos Afro-brasileiros; Cléia Alves, pela disseminação da Cultura Afro-brasileira Maracatu Pedra Encantada e também um Prêmio Especial pelo Conjunto da Obra ao Prof. Dr. Alfredo Wagner Berno Almeida.

A professora do curso de Ciências Sociais da Ufam e coordenadora do núcleo de estudos afroindígenas, Renilda Aparecida Costa, dedicou o prêmio recebido à causa coletiva. “Este prêmio não é só meu, é do coletivo, pois é um trabalho feito a várias mãos. Por isso quero parabenizar e agradecer à Escola por esta iniciativa de realização do prêmio”, afirmou.

VIA DIRCOM ALEAM

Postagens relacionadas

Em Manicoré, Governo oferece cursos para profissionalização de produtores rurais de cooperativas e associações

Jamil Maciel

Trecho da rua Saldanha Marinho recebe intervenção após alagamento provocado por obstrução em caixas coletoras

Paulo Apurina

Governador Wilson Lima entrega usina de oxigênio para hospital de Manicoré

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights