AMAZONAS ESPORTE

Atletas indígenas do Amazonas conquistam medalha de prata no Brasileiro de Tiro com Arco

Irmãos Gustavo e Graziela dos Santos, do povo Karapanã, brilharam na disputa de duplas mistas do arco composto

Fotos: Divulgação/Sedel

Os irmãos Gustavo e Graziela dos Santos, atletas do povo Karapanã, levaram o Amazonas ao pódio no 51º Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco, realizado entre os dias 23 e 27 de setembro, em Maricá-RJ. A dupla conquistou a medalha de prata na categoria Duplas Mistas – Arco Composto, resultado que reafirma o destaque dos amazonenses no cenário nacional.

Os dois atletas contam com o apoio do Governo do Amazonas, por meio do Bolsa Esporte Estadual, programa coordenado pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) que incentiva o desenvolvimento do esporte de alto rendimento no estado.

O secretário da Sedel, Diego Américo, ressaltou a importância da conquista para o esporte amazonense. “Gustavo e Graziela são exemplos de dedicação, disciplina e talento, além de representarem com orgulho a força do povo amazonense. O Governo do Amazonas manterá o compromisso de apoiar e desenvolver as mais diversas modalidades em nosso estado”, destacou.

A competição reuniu mais de 240 atletas de 24 federações e 21 estados, em disputas nas modalidades recurvo, composto e barebow, além das provas por equipes e duplas mistas. Gustavo e Graziela foram os únicos representantes do Amazonas na edição 2025 do torneio, considerado um dos mais importantes do calendário nacional.

De volta a Manaus, Gustavo destacou o significado da medalha. “Essa medalha é do Amazonas. Ela representa o resultado de anos de treino, de dedicação e da nossa capacidade de competir em alto nível. São treinos diários, de segunda a sábado, e ver esse esforço se transformar em resultado é muito gratificante. Essa prata mostra o quanto nossos atletas estão preparados e o nível que alcançamos”, afirmou Gustavo.

Treinando diariamente na estrutura cedida pela Sedel, na Vila Olímpica de Manaus, onde realiza tanto o treino prático quanto a preparação física. Gustavo adiantou que o foco agora está nas próximas competições.

“Agora em novembro a gente tem o Campeonato Mundial Indoor, no Rio de Janeiro, e já estamos intensificando os treinos. Além disso, em janeiro teremos a seletiva para a Seleção Brasileira de 2026, também em Maricá. São objetivos grandes, e estamos trabalhando firme para representar bem o Amazonas em todas as etapas”, finalizou o atleta.

Via Agência Amazonas

Postagens relacionadas

Maternidade Moura Tapajóz tira dúvidas sobre doação de leite humano

Paulo Apurina

Pesquisa aponta ampla vantagem de Fernando Vieira (PL) na disputa pela Prefeitura de Presidente Figueiredo

Paulo Apurina

TCE-AM abre inscrições para curso de formação de Ouvidores

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights