ESPORTE

Atlético-MG entra com pedido de anulação do jogo contra o Palmeiras

O time mineiro alega que a invasão de campo de Deyverson, no gol palmeirense, foi uma irregularidade não apontada pela arbitragem

O Atlético-MG quer a anulação do jogo de volta das semifinais da Libertadores, em que foi eliminado pelo Palmeiras, na terça-feira (28), no Mineirão. O clube mineiro enviou um ofício à Conmebol na quarta-feira (29), pedindo que a partida em que empatou por 1 a 1 com o Verdão fosse anulada.

Na documentação enviada pelo Galo, o clube anexou imagens da invasão de campo do atacante Deyverson antes da conclusão do lance que originou o gol de empate do Palmeiras, marcado por Dudu, que acabou eliminando o time alvinegro da competição sul-americana.

O Atlético pediu a instauração de procedimento disciplinar contra o Palmeiras, tendo como base de sua argumentação o artigo 62, item 1, alínea “b” do Código Disciplinar 2021, querendo uma sanção ao clube paulista, na forma do artigo 7, item 3, alínea “t” do mesmo regramento, para anular o gol marcado por Dudu e determinar o resultado da partida em 1 x 0 para o Atlético-MG, o que classificaria o Galo para a final da Libertadores.

Se o pedido de anulação não for acatado, o Atlético buscará a repetição do jogo, com base no artigo 7, item 3, alínea “k” do Código Disciplinar.

“A teor da regra 3.9 do Laws of the Game 21/22 da International Football Association Board, se, apos a marcação de um gol, o árbitro perceber que um jogador substituto da equipe que o marcou se encontrava dentro do campo naquele momento, o árbitro deve invalidá-lo e reiniciar o jogo com um tiro livre direto, executado do local em que a pessoa extra estava”, dizia o ofício do Atlético para a Conmebol.

Outro ponto de argumento para os pedidos do Atlético é a súmula do árbitro Wilmar Roldán, que diz ter visto a invasão de campo de Deyverson com o auxílio do VAR, o que gerou até um cartão amarelo para o jogador do Palmeiras.

“Merece realce que a presença do atleta substituto Deyverson Brum Silva Acosta dentro do campo foi percebida pelo árbitro da partida após a marcação do gol e antes de o jogo ser reiniciado, conforme se extrai da Súmula da Partida. Tanto é assim que o referido atleta foi apenado com cartão amarelo justamente pela invasão do campo, o que desvela a aplicação incorreta das regras do jogo, especialmente aquela prevista no item 3.9 do Laws of the Game 21/22 da International Football Association Board”, diz outra parte do ofício, que prosseguiu:

“Nesse sentido, eleva-se que não se está diante de má interpretação dos fatos, mas, em verdade, de erro de direito flagrante e inescusável, que teve como consequência a assinalação de gol notoriamente inválido, o qual deu acesso indevido ao Palmeiras à final da Copa Conmebol Libertadores 2021”, completou o time mineiro.

Áudios divulgados pela Conmebol confirmam que o VAR viu invasão de Deyverson em gol do Palmeiras.

A polêmica que permeou a atuação da arbitragem no duelo entre Palmeiras e Atlético-MG pela semifinal da Libertadores foi esclarecida. Em áudios da cabine do VAR divulgados pela Conmebol, constatou-se que a equipe de vídeo percebeu a invasão de campo por parte de Deyverson.

A infração aconteceu durante o lance do gol de empate, que garantiu a classificação ao Verdão. Na jogada, quando Gabriel Veron passou por Nathan Silva, o camisa 9, que estava no aquecimento, adentrou o campo de jogo. Em razão disso, foi advertido com cartão amarelo.

Confira o diálogo entre os árbitros:

– Pode advertir o jogador que está aquecendo, que comemorou o gol – afirma um dos auxiliares.

– Tudo bem. Número 9 de quem foi advertido? – pergunta o árbitro do VAR, Andres Cunha.

– Do Palmeiras – esclarece o auxiliar no vídeo.

Além desse ponto, a arbitragem de vídeo aproveitou para conferir outras duas possíveis irregularidades. Primeiro, se havia algum toque de mão na finalização de Dudu, e, depois, se Gabriel Veron havia deslocado seu defensor com alguma carga faltosa. Como nenhuma das hipóteses se confirmou, o tento foi validado.

Após a partida, Deyverson ironizou o lance com uma postagem em que dizia que “queriam achar algo para não falar da conquista”. Nas redes sociais, muitos torcedores condenaram a irresponsabilidade do atacante, que poderia ter prejudicado o Palmeiras na partida decisiva.

Fonte: R7

Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

FME completa um ano de atividade com formação de novos talentos e apoio a atletas de Manaus

Jamil Maciel

Atletas de Powerlifting do Bolsa Esporte Estadual se preparam para Campeonato Amazonense

Jamil Maciel

Prefeitura de Manaus realiza o pré-lançamento da ‘1ª Maratona Internacional de Manaus’

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights