BRASIL SAÚDE

Auditores do SUS aprovam propostas durante a 17ª Conferência Nacional de Saúde

Diretrizes vão subsidiar Plano Plurianual de Saúde. Atividades autogestionadas também discutiram aspectos do trabalho e da educação na saúde

A carreira do auditor do Sistema Único de Saúde (SUS) alcançou uma importante conquista durante a 17ª Conferência Nacional de Saúde: dez propostas e duas diretrizes relacionadas às atividades da categoria foram aprovadas. Os resultados obtidos vão subsidiar a formulação das diretrizes para o Plano Plurianual de Saúde, que será implementado de 2024 a 2027. Este é um avanço significativo para a carreira e fortalece o papel dos auditores na busca por um sistema de saúde ainda mais eficiente. “O pilar do SUS é o controle e a participação social”, defendeu o secretário executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa. O evento reuniu mais de seis mil representantes da sociedade civil, entidades, fóruns regionais, movimentos sociais e organizações.

Em uma edição histórica, a 17ª Conferência Nacional de Saúde, mobilizou cerca de dois milhões de pessoas de Norte a Sul do país. Ao todo, 4.048 pessoas foram eleitas delegadas para deliberar sobre 1.500 propostas e diretrizes, elaboradas em conferências municipais, estaduais e conferências livres. Swedenberger Barbosa afirmou, ainda, que a redução de direitos não está em jogo. “A nossa pauta é a de avançar em direitos. Avançar significa não abrir mão das conquistas que a gente teve até agora, que é um processo de luta. É nessa ampliação que nós construímos o SUS. Cada vez mais direitos, cada vez mais cidadania, cada vez mais democracia”, disse.

O auditor-geral do SUS, Alexandre Rodrigues, agradeceu o empenho dos delegados, servidores, colaboradores e, especialmente, aos membros do Sistema Nacional de Auditoria do SUS. Ele ressaltou que o trabalho não se encerra na conferência. “Devemos permanecer vigilantes para que, no momento oportuno, quando o pacto plurianual orçamentário for efetivamente estabelecido, possamos garantir a implementação de todas as deliberações”, disse. “O SUS é uma conquista da sociedade brasileira e é por meio da democracia e da participação ativa de cada um de nós que podemos fortalecê-lo ainda mais”, acrescentou Alexandre.

Atividades autogestionadas 

A Auditoria do SUS promoveu, dentro da atividade autogestionada, um debate com o tema “Promoção da ética e integridade para a qualidade das auditorias do SUS e agregação de valor às políticas de saúde”. A mesa de abertura contou com a participação do auditor-geral Alexandre Rodrigues, juntamente com Aricenaldo Silva, assessor de controle interno, e Salésia Matias Freire, secretária-executiva da Comissão de Ética, ambos representantes do Ministério da Saúde.

A atividade programada para o dia 4 de julho, com o tema “A auditoria em defesa da garantia dos direitos da saúde dos cidadãos, do SUS, da vida e da democracia”, foi adiada para quinta-feira (13), de forma online, a fim de permitir a participação e o debate de todos os membros do SNA.

A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, por sua vez, coordenou cinco atividades autogestionadas que discutiram aspectos do trabalho e da educação na saúde:

  • Estratégias para a Conformação de Uma Política de Gestão de Trabalho Resiliente na Promoção do Acolhimento das Vulnerabilidades dos Trabalhadores da Saúde;
  • O SUS é Uma Escola: Perspectivas e Desafios da Gestão da Educação na Saúde;
  • Residências em Saúde como Política Pública;
  • O Histórico e Reinstalação da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS; e
  • Equidade de Gênero, Raça/Etnia e a Valorização das Trabalhadoras no SUS.

As atividades proporcionaram momentos de troca de experiência sobre a defesa da democracia, retomada da participação popular, diálogo, diversidade, representatividade, combate ao preconceito e às desigualdades por um SUS mais inclusivo e universal.

Via Ministério da Saúde

Postagens relacionadas

Marcha das Mulheres Indígenas começa nesta segunda em Brasília

Paulo Apurina

Governo Federal transportou 200 toneladas de insumos para cidades da Bahia

Paulo Apurina

Prefeitura anuncia ‘Sabadão da Saúde’ com vacinas, exames e consultas em todos os distritos de Manaus

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights