AMAZONAS CULTURA

BIOGRAFIAS COLABORATIVAS: Livros que contam a história de vida de cinco empreendedoras de Manaus serão lançados nesta quinta-feira (09)

Evento de lançamento acontecerá na Livraria Leitura, no Amazonas Shopping e contará com a presença das cinco biografadas e noite de autógrafos 

Iniciado em abril deste ano, o projeto ”Biografias Colaborativas” chega ao seu ápice. Os cinco livros que contam as histórias de vida de Chay Santos, Maíse Ribeiro, Michelle Leite, Rute Lima e Vanda Ortega serão lançados nesta quinta-feira (09), a partir das 18h, na Livraria Leitura, localizada no Amazonas Shopping, zona Centro-Sul de Manaus. Na ocasião, as biografadas vão autografar as obras.  

O projeto Biografias Colaborativas tem como proposta transformar diferentes histórias de cinco empreendedoras da cidade em livros, que vão servir de inspiração para outras mulheres. Para participar do projeto, Chay, Maíse, Michelle, Rute e Vanda superaram mais de 100 concorrentes no processo de seleção, que consistia em enviar um vídeo curto resumindo sua vida. Além de um legado inspirador para outras pessoas, cada biografada recebeu um aporte financeiro para incrementar os seus negócios.  

O projeto Biografias Colaborativas é apresentado pelo Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, patrocinado pela Águas de Manaus, idealizado pela NBS SoMa, com realização da Sagre Consultoria, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.  

Para o diretor-presidente da concessionária Águas de Manaus, Thiago Terada, promover projetos desse nível na capital amazonense são uma oportunidade de dar voz à população e de impactar a cidade positivamente. “O Biografias Colaborativas mergulha a fundo na realidade local, a partir da vida de cada uma dessas mulheres. Mesmo sob óticas diferentes, essas mulheres têm em comum o sonho, a persistência e a luta diária por seus objetivos. As histórias contadas nos cinco livros terão um efeito multiplicador, que vai inspirar muitas outras pessoas na cidade. Os livros estão imperdíveis”, adianta Thiago.  

CAPACITAÇÃO– Desde que foram selecionadas, as biografadas participaram de treinamentos e consultorias de empreendedorismo, com o foco nos negócios que cada uma cuida, para que o prêmio do projeto seja aplicado da maneira mais eficiente possível. O quinteto também passou por uma série de conversas para a construção das biografias e ensaios fotográficos para as capas dos livros que serão lançados nesta quinta-feira em Manaus.  

O conteúdo dos livros “passeia” por diversas realidades, detalhando situações de dificuldade e da superação individual de cada uma das biografadas. Cada relato foi cuidadosamente captado. Como em uma linha do tempo, memórias, fotos, objetos e lugares foram revisitados e deram espaço a criatividades das biógrafas em contar conflitos, dilemas, obstáculos, desafios, aprendizados e conquistas. 

CAPÍTULO INTERATIVO– As biografias de cada uma das cinco mulheres foram contadas por biógrafas exclusivas. Após o lançamento das obras nesta quinta-feira, as obras serão disponibilizadas para venda em livrarias da cidade e no site do projeto (biografiascolaborativas.com.br). Os valores referentes aos direitos autorais da venda dos livros serão repassados para as biografadas. 

Em convergência de mídias, o último capítulo será em branco, pois a renda das vendas será direcionada ao negócio de cada empreendedora. Assim, essas histórias inspiradoras continuarão sendo escritas a muitas mãos. Desta vez, com a participação do leitor que incentivar o projeto.  

Os capítulos finais dos livros serão disponibilizados no site do projeto – um mês após o lançamento – para que haja interação com os leitores que adquirirem os exemplares. 

QUEM SÃO AS BIOGRAFADAS:  

Michelle Leite, de 34 anos, chef de cozinha e moradora do bairro Aliança com Deus (zona Norte). “A cozinha foi uma forma de empreender e buscar minha superação. Minha história é de luta e espero inspirar outras mulheres com minha biografia”.  

Chay Santos, 31 anos, publicitária e produtora de moda. “O Biografias é a realização de um sonho na minha carreira. Venho Melhorando gestão, postura e outras coisas que eu precisava pensar como empreendedora”. 

Vanda Ortega Witoto, 33 anos, técnica de enfermagem, ativista indígena, costureira e moradora do Parque das Tribos, na zona Oeste. “Aqui só sou uma voz falando, por trás de mim existem outras mulheres. Com o livro, espero mostrar um pouco das nossas lutas, fortalecer nossa cultura e inspirar outras mulheres, jovens, parentas… Isso me enche de muita alegria”. 

Maíse Ribeiro, 53 anos, moradora do bairro Chapada. É bailarina, coreógrafa e professora de dança do ventre. ‘Me sinto revigorada em ver e rever minha história. Sobrevivi e superei traumas desde a infância e hoje, transformo a vida de outras mulheres por meio da dança. Quero seguir inspirando outras pessoas”.  

Rute Lima, 41 anos, advogada e consultora ambiental. “Espero que outras mulheres se reconheçam na minha história e vejam que elas não estão sozinhas. Sou mulher negra, deficiente, LGBT e quando a gente fala de mulher, tem um universo muito grande feminino que representamos”.  

Postagens relacionadas

TCE-AM sedia I Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas em setembro

amazonaspix@gmail.com

Sepror trabalha para ampliar a doação de pós-larvas, alevinos e cursos de capacitação para piscicultores em 2024

Jamil Maciel

EtnoTurismo: Conheça quatro comunidades indígenas abertas à visitação em Manaus

Paulo Apurina
Verified by MonsterInsights