AMAZONAS SAÚDE

Campanha de vacinação em Manaus terá 39 pontos de atendimento na segunda-feira, 20

A Prefeitura de Manaus terá 39 pontos distribuídos pela cidade para a vacinação contra a Covid-19, na próxima segunda-feira, 20/9. Estarão atendendo com primeira e segunda doses e a dose de reforço, os cinco pontos estratégicos, 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), duas clínicas da família e duas policlínicas. O horário de funcionamento será das 9h às 16h e os endereços estarão disponíveis no site da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), pelo link http://bit.ly/localvacinacovid19 e nos perfis oficiais da secretaria: Semsa Manaus, no Facebook, e @semsamanaus, no Instagram.

Em dois dias de vacinação, sexta-feira, 17, e sábado, 18/9, a campanha de imunização contra a Covid-19, coordenada pela Semsa, registrou 76.120 aplicações, entre primeira, segunda e terceira doses. Com isso, Manaus conta com 85% da população vacinável já com a primeira dose e 45% desse público com o esquema vacinal completo.

“São números muito significativos. Estamos perto de ter a metade da população que está dentro dos critérios para receber a imunização, com as duas doses. Agora, nossos idosos acima de 70 anos estão recebendo o reforço necessário, para que tenham a proteção. Nossos adolescentes voltaram a ser vacinados. Precisamos que todos estejam protegidos, para que nossa cidade possa retomar sua rotina normal, sem o risco de mais mortes por essa doença”, avaliou o prefeito David Almeida, ao acompanhar o encerramento da vacinação neste sábado.

Marca

O “Vacinômetro” da prefeitura indica que em oito meses de campanha foram aplicadas 2.329.188 doses, sendo 1.520.682 primeiras doses. O número de segundas doses é de 783.073 e as terceiras doses são 391. As doses únicas do imunizante Janssen foram aplicadas em 25.041 pessoas.

“Nossa população tem comparecido aos pontos de vacinação e temos registrado um avanço no número de pessoas, que têm buscado concluir o esquema vacinal. Isso é muito importante, porque precisamos seguir o que orientam os laboratórios fabricantes. Apenas com o esquema completo, os imunizantes poderão oferecer a eficácia esperada. Nossas equipes estão a postos, para receber quem ainda não tomou a primeira dose, quem deve tomar a segunda e agora, a terceira, de reforço para os idosos”, destacou a secretária da Semsa, Shádia Fraxe.

Plataforma

Para facilitar o acesso a informações sobre a vacinação, a Semsa disponibiliza a plataforma Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br). Por meio dela é possível registrar previamente os dados necessários para receber a primeira dose e também para acompanhar os intervalos para a segunda dose.

 Documentação

Para receber a primeira dose, os adolescentes de 12 a 17 anos devem estar, obrigatoriamente, acompanhados do pai ou mãe, ou de uma pessoa maior de 18 anos, que deverá assinar declaração de responsabilidade, o que poderá ser feito no verso da cópia do comprovante de residência, a ser apresentado juntamente com um documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão Nacional do SUS (CNS).  O público a partir de 18 anos precisa levar o documento de identidade original, com foto, CPF e o comprovante de residência, com cópia.

Para a segunda dose, basta apresentar a identificação, o CPF e a carteira de vacinação com o registro da primeira dose. No caso de perda ou extravio da carteirinha, a comprovação da primeira poderá ser feita pelo aplicativo ConecteSUS, disponível para instalação no celular.

‘Filômetro’

Antes de se dirigir a um ponto de vacinação, a Semsa orienta que seja feita uma consulta ao “Filômetro” (bit.ly/filometrovacina), ferramenta que indica a movimentação nos locais de vacinação. Dessa forma, é possível optar por um ponto que não tenha muita demanda.

— — —

Texto – Sandra Monteiro / Semsa

Fotos – Camila Batista / Semsa

Postagens relacionadas

Prefeitura de Manaus promove a 9ª edição dos Jogos Internos do Parque Municipal do Idoso

Jamil Maciel

Em reunião com comitiva americana, Wilson Lima destaca importância de instalação de consulado dos EUA no Amazonas

Jamil Maciel

Prefeitura reforça Atenção Básica na zona Sul da capital com a reinauguração da USF Frank Calderon

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights