Eles têm o coração de pai e mãe. O Dia dos Avós foi comemorado, nesta quarta-feira, 26/7, pelo Centro Municipal de Educação (Cmei) Professora Renata Holanda de Souza Gonçalves, da Prefeitura de Manaus, localizado no Jorge Teixeira, zona Leste. A unidade, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou uma homenagem aos avós, que muitas vezes desempenham o papel de responsáveis na educação dos netos.
Além de ser uma data comemorativa, a ação também faz parte de um recorte mais amplo das diferentes atividades pedagógicas desenvolvidas durante o ano letivo pelas crianças e equipe escolar.
De acordo com a gestora do Cmei, Talita Costa, que atende 480 crianças, a comemoração pelo Dia dos Avós é a busca de interações e resgate, do amor, respeito e a valorização desta parte importante da família.
“Esta é uma data que precisa ser muito comemorada. Eles deixam lembranças que ficarão marcadas para sempre na vida dos netos. Lembrar dos avós é viver um amor sem medida e dedicação. Muitos deles desempenham o papel de pais na educação das crianças, então essa homenagem demonstra o carinho que nós temos por eles”, comentou Talita.
Aproximadamente cem avós participaram da atividade, que teve apresentação musical das crianças do 1º e 2º período. Logo em seguida os vovôs e vovós foram para as salas de referência, onde participaram de oficinas com confecção de objetos com materiais não estruturados.
Para Sandra Carvalho, avó da pequena Júlia Oliveira, 5 anos, do 2º período, ser avó é dar muito amor, mas também impor limites. “Eu fico o dia todo com os meus netos, enquanto minha filha e meu genro trabalham. Eu deixo e pego na escola, acompanho as atividades da escola e cobro para que tudo seja feito direitinho, não sou aquele tipo de avó que permite tudo. Lá em casa tem regras e também muito amor”, explicou a vovó.
Bryan Gonçalves, 6 anos, declarou o que sente pela avó dele, Thaís Barbosa. “Eu sinto muito amor por ela”, disse o menino.
Fonte: Semed
Foto: Eliton Santos