Último boletim aponta que o nível do rio tem 35% de chances de ultrapassar a cota até o final da cheia
A última medição feita pelo Porto de Manaus, realizada nessa sexta-feira (20), mostra que o rio Negro atingiu os 28,93 metros, estando a 7 centímetros da cota de inundação severa de 29 metros do sistema de monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM). Na última semana, o rio subiu pelo menos 1 centímetro por dia, com diminuição da intensidade.
Segundo o boletim hidrológico divulgado pelo SGB na terça-feira (17), a bacia do rio Negro ainda se encontra em processo de enchente em sua cabeceira, com uma média diária de 6 centímetros positivos em São Gabriel da Cachoeira e Barcelos, padrão alto para a época.
>> Siga o canal do AM PIX no WhatsApp
No entanto, na bacia do rio Solimões, que influencia a altura do rio Negro em Manaus, o processo de descida já começou. Em Tabatinga, as águas tem descido 2 centímetros por dia, enquanto em Fonte Boa já houve estabilidade. Em Itapéua (Coari) e Manacapuru, ainda há registros de subida na ordem de 1 centímetro diário.
O boletim aponta que existem 35% de chances de rio Negro ultrapassar a cota de inundação severa em Manaus. O SGB trabalha com um intervalo entre 28,56 metros – atingido no final de maio – e 29,16 metros. Ainda assim, as chances de chegar ao nível da cheia histórica de 2021, de 30,02 metros, é menor que 1%.
Via A Critica
